Fábio Vilas-Boas critica Gusmão: “Desconhecimento técnico e despreparo”

 Fábio Vilas-Boas critica Gusmão: “Desconhecimento técnico e despreparo”

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, rebateu o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, neste sábado (20). Segundo Vilas-Boas, Gusmão erra ao usar o baixo número de respiradores do Hospital de Clínicas como motivo para suspensão do que chama de “precipitado programa de abertura do comércio”. O gestor estadual disse que as declarações revelam, na visão dele, “desconhecimento técnico e portanto despreparo para lidar com o momento crítico da pandemia da Covid-19 em seu município”.

“A cidade de Vitória da Conquista possui hoje 50 leitos de UTI, com ocupação de 59%. No Hospital de Clinicas foram abertos 20 leitos de UTI, sendo doze com respiradores. Os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, conforme RDC ANVISA estabelecem que uma UTI adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar, de um respirador para cada dois leitos, o que acontece hoje com o HCC. Dos 20 leitos disponíveis, oito estão ocupados e apenas dois estão em uso de respiradores”, declarou o secretário.

“Respiradores não são equipamentos que estejam sobrando no mundo para que não sejam distribuídos com racionalidade e responsabilidade. O Governo do Estado tem monitorado todas as UTIs contratadas e, havendo necessidade, mais respiradores serão enviados. A saúde pública não pode ficar a reboque de motivações políticas. As decisões responsáveis e técnicas continuarão a ser tomadas pelo Governo do Estado”, completou.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Conquista neste sábado, 486 pessoas testaram positivo para infecção pelo coronavírus, sendo 204 confirmações por meio de exame RT-PCR e 282 por Teste Rápido. O número de pacientes recuperados subiu para 360 e outros 114 seguem em recuperação (16 internados e 98 em tratamento domiciliar). Até o momento, foram registrados 12 óbitos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading