Fábrica da Fafen em Camaçari encerra atividades nesta quinta-feira (31)

 Fábrica da Fafen em Camaçari encerra atividades nesta quinta-feira (31)

A Fábrica de Fertilizantes Hidrogenados da Bahia (Fafen-BA) vai encerrar as atividades nesta quinta-feira (31), após 47 anos de operação. Centenas de trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à sede, no Polo, contra a paralisação da unidade baiana, na quarta-feira (30). As informações são do jornal Correio.

Segundo a reportagem, com a decisão, a estatal deixará de produzir e fornecer para outras   empresas do Polo Industrial de Camaçari insumos como amônia, ureia, ácido nítrico e hidrogênio. 

Ainda de acordo com o jornal, a Petrobras apontou a operação deficitária da unidade como justificativa para fechar a fábrica. Só em 2017, o prejuízo teria chegado a R$ 200 milhões. De acordo com a estatal, a solução encontrada para amenizar os impactos causados pela paralisação da planta é o seu arrendamento. Segundo publicação do Diário Oficial da União, em 16 de janeiro, o prazo para a conclusão dos procedimentos de venda é 22 de março, quando devem ser apresentadas as propostas.

A Petrobras tem três fábricas de fertilizantes nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. Em março de 2018, a empresa decidiu hibernar a produção das unidades da Bahia e Sergipe, como forma de alinhamento ao Plano Estratégico da companhia para a gestão 2018-2022.

A publicação detalha que, à Justiça, na Ação Popular de autoria do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, a Petrobras garantiu que o estoque de uréia e amônia são suficientes para abastecer as empresas clientes da Fafen-Ba. A estatal também declarou que, até o arrendamento, vão ser feitas manutenções periódicas nos equipamentos, como forma de preservar a estrutura da fábrica de fertilizantes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading