Facebook encerra experiência com 2 feeds de notícia
O Facebook anunciou que vai encerrar uma experiência conduzida em seis países, nos quais separou os provedores de notícias e conteúdo de seu site principal, depois que empresas noticiosas independentes afirmaram que as mudanças haviam conduzido a um avanço da desinformação.
Adam Mosseri, que comanda o news feed do Facebook, disse que a rede social suspenderia a experiência –conhecida como Explore — depois de receber comentários negativos de pessoas nos países onde o programa foi implementado. Os seis países são Bolívia, Camboja, Eslováquia, Guatemala, Sérvia e Sri Lanka.
“Em pesquisas, pessoas nos disseram estar menos satisfeitas com os posts que vinham recebendo e que manter dois feeds separados na verdade não as ajudava a se conectar mais com seus amigos e parentes”, disse Mosseri.
“Também recebemos informações de que a mudança dificultava o acesso a informações importantes, para os usuários dos países envolvidos no teste, e que não comunicamos claramente o que pretendíamos com ele.”
O projeto foi iniciado nos seis países em outubro de 2017, e as mudanças não demoraram a ser criticadas por sites noticiosos independentes e organizações não governamentais.
Os críticos afirmaram que elas tornavam o acesso à população local mais difícil para as fontes de notícias confiáveis e que a experiência também havia resultado em maior compartilhamento de notícias falsas e maliciosas nos países envolvidos.
Neste ano, o Facebook anunciou mudanças em seu news feed –a tela inicial de conteúdo que as pessoas encontram ao se conectar à rede social–, para dar mais atenção a conteúdo publicado por família e amigos, em detrimento de marcas e provedores de conteúdo.
Com a mudança no algoritmo, a Folha de São Paulo deixou, no mês passado, de publicar seu conteúdo no Facebook.