Faltando um ano para as eleições, TSE fechará 30 zonas eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de cortar gastos, fechará 30 zonas eleitorais na Bahia, sendo uma delas em Salvador. A orientação é que cada zona tenha, no mínimo, cem mil e, no máximo, 200 mil eleitores. De acordo com o jornal Correio, a extinção vai afetar municípios menores, cujo eleitorado será remanejado para outras cidades.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) também está adotando a medida de desativar unidades jurisdicionais, mas ainda não tem um número definido. No entanto, o sindicato de servidores (Sinpojud) estima que seja cerca de 70 comarcas fechadas. A medida tem provocado burburinho no meio político, tanto que a Assembleia Legislativa da Bahia realizou audiência pública nessa semana para discutir o assunto.
Os prefeitos têm pressionado deputados estaduais para se mobilizar no sentido de evitar os cortes. Os parlamentares, por sua vez, buscam diálogo com o TJ-BA para manter o funcionamento das comarcas e, assim, garantir os apoios dos prefeitos aliados.