Famílias de Lauro de Freitas recebem chaves de mais de 200 imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida
O sonho de dizer “essa casa é minha” se tornou realidade para Fabrícia Gomes, uma entre as 206 beneficiadas do município de Lauro de Freitas que recebeu a chave do apartamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nesta terça-feira (14). A entrega da unidade habitacional para a nova moradora do Residencial Morada Tropical, localizado no bairro de Jambeiro, faz parte da retomada do programa pelo Governo Federal.
Tomada por uma grande emoção e com lágrimas nos olhos, Fabrícia recebeu a chave das mãos de Miriam Belchior, secretária executiva da Casa Civil, que representou o presidente Lula na entrega. “Sair do aluguel para a casa própria é uma sensação de felicidade, é uma emoção profunda que não tenho palavras para descrever. Agora, eu, meu esposo, e meus quatros filhos temos um lar para chamar de nosso, eu posso dizer que essa casa é minha”, destacou a mãe de 34 anos ao lado do marido.
O Residencial Morada Tropical onde Fabrícia vai morar com a família foi construído com 500 unidades habitacionais. O empreendimento, que já teve uma primeira etapa entregue, ficou destinado para a população que mora em áreas de risco, recebem bolsa aluguel, que estavam na linha de obra de macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes executada pela Conder, ou que foram contemplados pela chamada pública realizada pela SEDUR do Estado através do CadÚnico.
Outra beneficiada que recebeu o apartamento, especialmente no dia do seu aniversário, foi Tatiana dos Santos, que completou 39 anos. “Essa casa é um presente que vai ficar marcado para o resto da minha vida. Tenho imensa gratidão a Deus por essa vitória. Aqui eu vou poder deitar e dizer que é minha, ao lado do meu marido e dos meus dois filhos”. Tatiana foi uma das contempladas através do sorteio realizado pelo Governo do Estado.
O título de propriedade do imóvel adquirido no âmbito do programa MCMV é registrado, prioritariamente, em nome da mulher. O marido de Tatiana, Jorge Santana, apoia a determinação e conta que ficou entusiasmado com a estrutura do Residencial Morada Tropical. “Tudo muito organizado, com estacionamento, quadra, salão de festa. Atualmente, a gente mora na casa da sogra, mas daqui pra frente vamos ter uma vida de liberdade, vamos ter nosso quarto, vamos ser mais felizes”, ressaltou.
Cada apartamento do residencial possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Na parte externa do empreendimento, as famílias podem desfrutar de áreas de convivência com parques infantis, jardins e equipamentos esportivos. A cerimônia de entrega dos imóveis em Lauro de Freitas ocorreu concomitantemente com outras cidades de seis Estados Brasileiros, com a presença virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Caixa Econômica Federal, participaram do ato.
Retomada MCMV
Presente no município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o presidente Lula realizou a entrega de apartamentos e assinou a medida provisória que determina a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, com a contratação de obras que prevê a entrega de 2 milhões de unidades habitacionais até 2026. No bairro do Jambeiro, onde foram entregues as 206 casas do Residencial Morada Tropical, moradores acompanharam o discurso do presidente através de uma transmissão ao vivo.
“Eu vim aqui pegar a energia de vocês, porque precisamos gerar emprego nesse país, aumentar salário, criar condições de vida na educação… Eu vim aqui para provar que é possível reconstruir um outro país, para dizer que o povo brasileiro vai voltar a tomar café, a almoçar, a jantar, a morar, a estudar, a trabalhar e a ter acesso às coisas que todo mundo tem direito de ter”, discursou Lula.
A prefeita Moema Gramacho também esteve presente na cidade de Santo Amaro a convite do Governo Federal. “Acompanhei a entrega dos 206 apartamentos em Lauro de Freitas virtualmente. O nosso vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro, representou a gestão na entrega do Residencial Morada Tropical. A retomada do Minha Casa, Minha Vida foi um momento histórico e nosso município faz parte disso” destacou Moema. Lauro de Freitas foi um dos municípios do país que mais contratou unidades do MCMV e outros programas habitacionais – mais de 10 mil.