Famílias do Quingoma beneficiadas em Programa Agroecológico recebem insumos para iniciar produção

 Famílias do Quingoma beneficiadas em Programa Agroecológico recebem insumos para iniciar produção

A Prefeitura de Lauro de Freitas iniciou a execução de mais uma etapa do Sistema PAIS – Programa Agroecológico Integrado Sustentável que beneficia, nesse primeiro momento, 60 famílias do Quingoma. Após a preparação do terreno e das mandalas (estrutura de criação e cultivo), nesta quarta-feira (9) as famílias receberam os insumos para dar continuidade ao trabalho. Foram entregues, entre outros materiais, carro de mão, tela, adubo, ração, enxada, comedouros e bebedouros para os animais.

O projeto, uma tecnologia social, de baixo custo, e tendo como princípio o manejo orgânico da produção, é composto por quatro sistemas agroecológicos integrados e sustentáveis para produção de hortaliças, frutas, ervas medicinais e criação de galinha caipira. Cada sistema tem uma área de 500 metros quadrados. Com as mandalas desenhadas no terreno, e de posse dos insumos, os beneficiários começaram a executar a fase de construção das leiras onde serão plantadas as sementes ou mudas, e em seguida será instalado o sistema de irrigação.

Localizado no Quingoma, o PAIS vai beneficiar 60 famílias. Esses beneficiários além de terem um local para cultivar frutíferas e hortaliças e criar aves, estão sendo capacitados para execução desse trabalho. Vindo de uma área completamente distinta da agricultura familiar, Fabiane Silva deixou a profissão de técnica de enfermagem para se qualificar na área que acredita.

“Isso é um sonho pra mim. Vai mudar muito a vida da nossa comunidade, que através do projeto vai mostrar que temos espaço na agricultura familiar. Eu já crio galinha e tenho minha horta, mas agora estou aprendendo aqui como fazer isso de uma maneira melhor, mais capacitada. Agora posso fazer o que amo” destacou.

O PAIS é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading