FBF critica escolha de árbitros para jogos de Bahia e Vitória; Saiba mais

A Federação Bahiana de Futebol divulgou uma nota na qual critica a escolha dos árbitros para os jogos da dupla Ba-Vi nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A FBF questiona o fato da arbitragem das partidas de clubes baianos ser de federações que possuem clubes com os mesmos objetivos do Tricolor e do Rubro-Negro.

Recentemente, um árbitro catarinense foi escalado para comandar uma partida do Bahia, quando o Avaí é adversário direto por uma vaga na Série A. Já para a partida entre Vitória e Fluminense foi escalado um árbitro de Pernambuco, estado que tem o Sport como rival direto contra o descenso.

Para as próximas rodadas da Série A e B, a questão levantada pela FBF se repete. O jogo entre Vila Nova e Bahia terá arbitragem de Rodolpho Toski Marques, do Paraná, estado que tem o Londrina envolvido na briga pelo G-4 da Segunda Divisão. Na partida entre Vitória e Atlético-PR, a arbitragem será comandada pelo carioca Marcelo de Lima Henrique, que está vinculado à Federação Pernambucana de Futebol.

Confira a íntegra da nota da FBF:

“Na reta final do Brasileirão 2016, um velho e conhecido tema tem causado preocupação à Federação Bahiana de Futebol no que diz respeito aos objetivos dos seus filiados: A arbitragem.

Há algumas rodadas, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, vem insistentemente cobrando critérios à Comissão de Arbitragem da CBF. O motivo são as constantes escalações de árbitros de Federações que possuem clubes envolvidos nas disputas com Bahia e Vitória.

A FBF enviou três ofícios (PR-1891, 1955 e 1982/16, confira todos abaixo) à entidade nacional, datados dos 13 e 26/10 e 1º/11, solicitando sensibilidade do Comissão de Arbitragem para não escalar árbitros de federações onde clubes rivalizam com o Bahia pelo acesso, na Série B, e com o Vitória contra o rebaixamento, na Série A.

Porém, a entidade máxima do futebol baiano não vem sendo atendida, assim como outras Federações que têm o mesmo pleito. Recentemente, um árbitro catarinense foi escalado para comandar uma partida do Bahia, quando o Avaí é adversário direto por uma vaga na Série A. Já para a partida entre Vitória e Fluminense foi escalado um árbitro de Pernambuco, estado que tem o Sport como rival direto contra o descenso.

O alerta da FBF foi ignorado, mas o atendimento poderia evitar o grave erro que prejudicou o Vitória. A marcação de uma penalidade máxima absurda e inexistente impediu que o time baiano conquistasse os três pontos que o tirariam da zona de rebaixamento naquela rodada. O empate com o time carioca acabou beneficiando o Sport Recife.

Não satisfeita com os acontecimentos, a Comissão de Arbitragem da CBF insiste no erro. O paranaense Rodolpho Toski Marques foi escalado para apitar o confronto entre Vila Nova e Bahia, na próxima sexta-feira (4). Vale lembrar que o Londrina, justamente do estado do Paraná, é concorrente do Bahia pelo acesso.

E já nesta terça-feira (1º), logo após o último ofício enviado, a CBF escalou o árbitro Marcelo de Lima Henrique para comandar o duelo entre Vitória e Atlético (PR), no próximo domingo (6). Marcelo de Lima, apesar de ser carioca, está vinculado à Federação Pernambucana de Futebol, da qual o Sport é filiado, há alguns anos. A FBF contestará sua escalação em mais um ofício, que será encaminhado ainda nesta terça.

A FBF reitera o quanto já foi anteriormente colocado, no sentido de que não tem nada contra os árbitros, porém, é ao menos arriscado escalar para jogos decisivos aqueles de federações com clubes diretamente envolvidos na disputa. A Comissão de Arbitragem demonstra não ter a mínima atenção para com um pleito justo, formulado por uma federação filiada à CBF, mas isso não impedirá que a entidade baiana siga sua luta em defesa dos interesses dos seus filiados”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading