Fé e devoção marcaram abertura da Festa de Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas

 Fé e devoção marcaram abertura da Festa de Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas

As homenagens a Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas, foram iniciadas na noite desta segunda-feira (6), com novena realizada no Espaço João Paulo II (Centro Comunitário). O novenário segue até o dia 14/01, com celebrações todos os dias às 19h, e quermesse na Praça da Igreja Matriz. Com o tema “Obedientes à palavra”, as comemorações vão até dia 15/01, dia do padroeiro, com programação especial.

O encerramento da Festa de Santo Amaro de Ipitanga começa cedo, com alvorada às 6h, celebrações às 7h e Missa Solene às 9h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, seguida de carreata e procissão, às 16h, com saída da Igreja Matriz. A programação do dia festivo contará ainda com uma terceira missa às 17h30, celebrada pelo padre Juraci Gomes, responsável pela Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, e show do padre Alessandro Campos, às 20h.

Para o padre, a festa faz parte da história do município. “Independente da fé que cada um professe, a identidade dos laurofreitenses está marcada por Santo Amaro de Ipitanga. Celebrar os 412 anos dessa tradição é um momento muito especial, pois temos um dos primeiros templos construídos em terras brasileiras, então temos toda uma história envolvida, independente da fé de cada um”. A Igreja Matriz de Lauro de Freitas, fundada em 1.608, foi totalmente reformada pela Prefeitura em 2019.

As obras na Igreja Matriz foram entregues à população em 31 de Julho de 2019. As intervenções consistiram na substituição do telhado e manutenção de todo madeiramento, recuperação do forro, adequação das instalações elétricas, restauração de esquadrias e pintura. Durante a celebração desta segunda-feira (6), o padre Juraci Gomes recebeu de integrantes da paróquia um cruzeiro talhado em madeira do antigo telhado. A peça, que também está sendo comercializada na quermesse em versões menores, foi produzida pelo artista Jessé Nazaré, de Lauro de Freitas.

A prefeita Moema Gramacho, presente à celebração, também destacou a importância de festejar o padroeiro do município. “É uma honra para nós participar dessa festa, que começou de uma forma muito especial, com uma noite de fé e devoção a Santo Amaro de Ipitanga. Rogamos a nosso padroeiro para que continue nos dando força e sabedoria para seguirmos fazendo mais e melhor por todo o povo de Lauro de Freitas.” Após a novena, a gestora também visitou a quermesse, montada na Praça Matriz.

Exemplo de Obediência

Nascido em Roma por volta do ano de 510, Santo Amaro, também conhecido como São Mauro, foi abade e diácono. Filho de nobres de Roma, aos 12 anos foi confiado aos cuidados de São Bento. Adulto, São Bento o escolheu como seu auxiliar no governo do mosteiro. Em 543 foi mandado à França para instaurar a ordem de São Bento, lá fundou a Abadia de Glanfeuil, onde foi abade com 38 anos. Em 581 renunciou e construiu para si uma cela junto à igreja para que, na solidão e na oração, pudesse preparar-se para passar à eternidade. Depois de dois anos, recebeu os últimos sacramentos e, morreu no dia 15 de Janeiro de 584, aos 74 anos.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

07/01/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading