Feira de Santana: Prefeito Colbert confirma caso suspeito de Coronavírus. Paciente trabalhou no Carnaval de Salvador
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho confirmou a um portal notícias local, (De Olho na Cidade) na tarde de hoje (27) que sim, existe um caso suspeito de um profissional de saúde que trabalhou no Carnaval de Salvador com Coronavírus. A informação já havia sido confirmada pelo site O Protagonista Fsa, do jornalista Augusto Ferreira.
Segundo ele, a informação chegou ontem à noite, e ele foi informado sob a chegada de uma pessoa de Salvador que teve contato com estrangeiros e ao chegar em Feira, teve os sintomas da doença. “A pessoa acionou a SAMU e foi a um hospital particular, foram colhidos os exames e enviados à Salvador, estamos aguardando resultados”, disse.
“Numa situação como essa, o tratamento é como uma virose, a pessoa já teve alta, está em casa, permanece bem sem nenhum tipo de problema. Em torno de 24 horas teremos os resultados, devem ser concluídos ainda hoje, assim que a Secretaria tiver esta informação tornará de informação pública”, afirmou.
Segundo Colbert, Feira tem um clima diferente da região das primeiras contaminações, mas que sim, existem os riscos. “Existe sim um risco, mas temos um clima totalmente diferente, os riscos de contaminação são menores, estamos mantendo uma vigilância eficaz para evitar qualquer tipo de problema, a prefeitura está totalmente pronta para qualquer resultado, e se houver a confirmação, o hospital de referência é o Couto Maia, em Salvador”, contou.
O prefeito aproveitou para pedir a calma da população e afirmou que o município está totalmente preparado para casos que surgirem. “Mantenham a calma, qualquer tipo de sintoma gripal, pois é um vírus semelhante à gripe, todas as unidades de saúde estão prontas para atender e orientar as pessoas, os exames são automáticos, são enviados automaticamente ao Lacen, e temos condições de atender a todos, é necessário ter todos os cuidados, principalmente lavar as mãos. Nosso pessoal de saúde está com os equipamentos adequados para qualquer ocorrência, inclusive o samu 192 prontos para atender às solicitações”, disse Colbert.
Por Feira se tratar de um entroncamento viário, por onde passam pessoas de diversos lugares do país, o prefeito afirmou que isso acaba deixando a cidade vulnerável. “O primeiro caso de chikungunya foi diagnosticado em Feira, pessoas de diversas localidades passam por aqui, por ser entroncamento viário, então é necessária toda a atenção. Estaremos onde for necessário, com veículos disponÍveis para levar o paciente a Salvador para realizar os exames necessários.”, concluiu.