Feira de Saúde leva esperança e atendimento gratuito ao Bairro da Paz, nos 43 anos da comunidade

Antes mesmo de o sol nascer, Karine Silva, 39 anos, já estava de pé. Moradora do Bairro da Paz, ela foi uma das primeiras a chegar ao Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos nesta terça-feira (29), onde acontece a Feira Saúde Mais Perto. “Cheguei aqui cedinho e fui uma das primeiras a ser atendida. Fui muito bem recebida e já saí com meu exame feito. Isso aqui é uma bênção para quem não tem condições de pagar”, contou, emocionada, após finalmente realizar a ultrassonografia que esperava há mais de dois meses na rede pública.
A cena se repetiu com dezenas de outros moradores que, ao longo da manhã, lotaram o espaço em busca de atendimento. A ação, promovida pelo Governo do Estado em comemoração aos 43 anos da comunidade, segue até esta quarta-feira (30), das 8h às 16h, oferecendo serviços gratuitos de saúde e cidadania. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
Entre os atendimentos disponíveis, estão exames de ultrassonografia (pélvica, transvaginal, abdômen total, tireoide, entre outros), eletrocardiograma, exames laboratoriais, atendimento odontológico, orientação nutricional, preventivo, consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata e limpeza de lentes, vacinação, testagens rápidas de Infecções Sexualmente Transmissíveis ( ISTs) e emissão de RG pelo SAC Móvel.
Dona de casa e moradora do bairro, Valdirene Sampaio aproveitou para cuidar da saúde da avó. “Consegui fazer o exame oftalmológico e já marquei a cirurgia de catarata dela. Às vezes, a gente espera muito por uma vaga e agora está aqui, na nossa porta, de graça. Isso muda a vida da gente”, afirmou.
Segundo o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, a proposta é garantir acesso digno à população que enfrenta dificuldades para acessar os serviços regulares. “Essa é uma ação pensada para atender de forma humanizada a população, especialmente aquelas pessoas que têm dificuldade de chegar aos serviços de saúde convencionais. Estamos aqui para oferecer dignidade, escuta e cuidado”, explicou.
Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e solicitação médica (no caso de ultrassonografias e exames laboratoriais). Para emissão da primeira ou segunda via do RG, é preciso levar a Certidão de Nascimento.
_*Repórter: Tácio Santos/GOVBA*_