Feira do Peixe enriquece mesa do camaçariense na Semana Santa

 Feira do Peixe enriquece mesa do camaçariense na Semana Santa

Um pouco de tudo, num mesmo lugar. Isso é o que o cliente encontra na tradicional Feira do Peixe, que acontece no Centro Comercial de Camaçari (CCC), popularmente conhecida como “feira”. Promovida pela administração municipal, com gestão da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a iniciativa, que teve início nesta quarta-feira (16), segue na quinta e no feriado da Sexta da Paixão (17 e 18), garantindo diversidade na mesa da Semana Santa da família camaçariense.

Barraquinhas e toldos permitem a exposição segura dos produtos, que vão do peixe a outros frutos do mar, bem como de ingredientes diversos utilizados no preparo de pratos típicos da tradicional culinária baiana, como coco fresco ou leite de coco, amendoim, azeite de dendê, feijão fradinho, castanha, camarão seco, farinha de guerra, bem como gengibre, quiabo cebola, limão, coentro, entre muitos outros.

Há dez anos com barraca na feira temática, Nádia Andrade tem no espaço a oportunidade de ampliar seu meio de venda. “Tenho um box herdado de minha mãe lá na área interna, mas a Feira do Peixe, aqui fora, melhora mais o nosso comércio, faz com que a gente leve clientes novos daqui para o nosso comércio lá dentro”, reconheceu a empreendedora, que estima um bom volume de vendas para os três dias da iniciativa. “Minha expectativa é vender mais que no ano passado. E, normalmente, conseguimos fazer de R$ 10 a 15 mil”, disse a especialista na venda de produtos característicos deste período do ano.

Para Maria Cristina Miranda – residente em Camaçari há 14 anos – ir à feira nesta época faz parte da tradição da família. Ao lado do marido, Wilson Miranda, a dona de casa disse gostar da experiência. “Eu gosto do atendimento e dos produtos, sem falar que aqui é uma excelente feira. A gente se identifica com o comércio local e vale a pena, porque encontro tudo que preciso num só lugar”, relatou a moradora do bairro Jardim Limoeiro.

Para agradar o cliente, o comerciante Franklin Ressurreição, 43 anos, 14 dos quais atuando no negócio de pescados, apostou na diversificação do produto. “Trazemos todo tipo de peixe, tanto de água doce quanto de água salgada, além de outros frutos do mar. Tudo com preço variado. Hoje temos badejo, guaricema, corvina, arraia e pescada. Tem um pouco de tudo. E esse espaço aqui é bacana, dá uma diferença, facilita pra gente”, reconheceu.

A Feira do Peixe acontece na área externa do CCC, onde é feita operação de carga e descarga do centro de abastecimento. O espaço recebeu reforço estrutural de três toldos grandes, dedicados à comercialização dos pescados. Nas barracas menores são negociados os demais ingredientes utilizados no preparo dos pratos.

Durante os três dias da iniciativa, uma equipe especial de fiscais da Sesp atuará no ordenamento do espaço, prestando, inclusive, qualquer orientação necessária à clientela. Vale lembrar que na quarta e na quinta, o funcionamento da Feira do Peixe será das 6h às 18h; e na sexta, a comercialização dos produtos irá ocorrer das 6h às 13h.

Os demais boxes, instalados na área interna da feira, terão o funcionamento mantido de forma normal durante a realização da feira temática. O atendimento acontece de segunda a sábado das 6h às 18h, em dias úteis; e aos domingos e feriados das 6h às 13h.

Fotos: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.