Festa Literária de Mucugê tem apoio do Fundo de Cultura

 Festa Literária de Mucugê tem apoio do Fundo de Cultura

Desta quinta-feira a domingo (11) acontece, na Chapada Dimantina, a Primeira Feira Literária de Mucugê (Fligê), com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, participa da conferência de abertura do evento, que vai ocupar diversos espaços da cidade, realizando uma programação gratuita para o público.

Conferências, encontros, lançamentos de livros, com autores convidados dos mais variados horizontes literários e outros da nova geração, são algumas das atividades programadas para o evento, que, nesta primeira edição, irá homenagear o escritor baiano Afrânio Peixoto (1876/1947), nascido em Lençóis e que dedicou sua obra a narrar histórias da Chapada Diamantina. O tema em debate será ‘Histórias e Memórias: a lavra da palavra’.


“Com certeza, vai ser um sucesso. Com a Fligê, a Chapada Diamantina entra para o mapa dos eventos literários nacionais e mostra o amadurecimento cultural de uma região admirada por escritores como o romancista Afrânio Peixoto, que será o homenageado nesta primeira edição. Ler faz bem a alma, e incentivar a leitura é um dever de todos nós”, afirma Portugal.

A realização da primeira edição da Fligê é do Coletivo Lavra, em parceira também com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso Trata-se de uma iniciativa que busca inserir a cidade, situada nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil.

Leituras guiadas, contação de histórias, oficinas, estandes de editoras e apresentações artísticas também integram o evento, que ainda terá uma programação especial voltada para o público infanto-juvenil. O projeto abraça a arte literária e tem como mote a singularidade e diálogo com outras artes buscando potencializar a formação do leitor de todas as idades e valorizar o encontro do livro com o público, como experiência única.

A estrutura da Fligê acolhe a experiência da leitura em diálogo com escritores, vivências e personificações do texto em práticas sociais que envolvem a palavra e a imagem, a oralidade e o silêncio. Com programação diversa e intensa, a interação obra/autor/leitor é disposta em espaços multiuso e com atividades que provocam o encontro da literatura com diferentes formas de manifestação artística. Programação completa está disponível no site da Secult.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading