Festa Literária destaca a importância da presença italiana no desenvolvimento de Jequié

 Festa Literária destaca a importância da presença italiana no desenvolvimento de Jequié

Destacando a importância da contribuição dos imigrantes italianos, vindos principalmente da cidade de Trecchina, na região da Basilicata, para a formação e desenvolvimento do município de Jequié e região, a IX Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié) homenageará a Colônia Italiana em Jequié e escritores jequieenses de descendência italiana. O evento, marcado para acontecer nos dias 21 a 23 de outubro, em Jequié, será lançado na próxima terça-feira (29), às 18h, em Salvador, na Academia de Letras da Bahia.

As relações culturais entre italianos e baianos será o tema principal do evento, que vai celebrar a contribuição dos italianos na formação de Jequié, além de homenagear a memória de artistas italianos ou de descendência italiana, a exemplo do memorialista Carlos Marotta, do contista Edgar Ferraro, do cronista Carlos Mensitieri, do poeta Miguel Mensitieri, do pioneiro no cinema em Jequié, Andrea Leto, da escritora Zélia Gattai, do artista plástico Sante Scaldaferri, da arquitetura Lina Bo Bardi, do cineasta Geraldo Sarno e da fundadora da Associação Itália Brasil, Clélia Zuliani. A Felisquié vai homenagear também a memória do escritor Euclides Neto no seu centenário de nascimento e os 80 anos de nascimento do cantor Raul Seixas.

O evento terá também uma mesa literária mediada pelo jornalista e escritor Eliéser César, coordenando os temas e palestrantes: a herança cultural da Itália na Bahia, por Eduardo Sarno; a experiência do Sersendo, como um dos Ditames da Consciência, na Itália, por Maribel Barreto, e a União Brasil Itália através das Artes, da Cultura e da Literatura, por Simone Adivincula.

A jornalista e escritora Antonella Rita Roscilli, a antropóloga Patrizia Giancotti, o geólogo Carmine Marotta, a jornalista Martina Marotta e o editor Nicola Bergamaschi, são nomes da Itália que já confirmaram participação na programação oficial da Felisquié. Escritores e pesquisadores brasileiros também já confirmaram presença, a exemplo de Sylvio Passos (referência sobre a vida e obra de Raul Seixas), Regina Luz, Paulinho Lima, Paulinho Jequié entre outros.

Promovido pela Secretária de Turismo de Jequié, o evento, além de homenagear personagens importantes para a formação e desenvolvimento, visa fomentar o turismo trazendo turistas italianos para conhecer a história e a beleza natural de Jequié, e os marcos históricos da presença italiana no município. “O intercâmbio turístico-cultural é muito importante, tanto no contexto histórico quanto econômico, incentivando também os nossos estudantes para a descoberta de novas possibilidades culturais”, avaliou o secretário de Turismo, Domingos Ailton.

A presença italiana na Bahia foi marcante, principalmente na região sudoeste, e muito importante para a formação e desenvolvimento de Jequié, desde o momento em que passou a ser elevado a distrito de Maracás, abrindo o caminho para a emancipação. Além do pioneiro Giuseppe Rotondano, o primeiro italiano a chegar a Jequié, é importante citar a contribuição do italiano Vicente Grillo, que tem seu nome marcado no Edifício Grillo, cedido para funcionar o Ginásio de Jequié, na doação do relógio da Igreja Matriz, na construção da Estação da Estrada de Ferro de Nazaré, do Grupo Escolar Castro Alves, hoje museu histórico, do reservatório para tratamento de águas, do Jequié Tênis Clube, do Hospital Prado Valadares, dentre outros empreendimentos, cujos terrenos para a construção foram doados por ele.

25 de julho de 2025

Josalto Alves – DRT-BA 931

71.987997484

Foto – Divulgação

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.