“Fica criando polêmica para ver se aparece”, diz Éden sobre ACM Neto

 “Fica criando polêmica para ver se aparece”, diz Éden sobre ACM Neto

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, rebateu, nesta terça-feira (21), as críticas do candidato derrotado ao Governo do Estado em 2022, ACM Neto, sobre a educação na Bahia. O petista destacou que o ex-prefeito de Salvador faz um recorte negativo sobre os índices de analfabetismo, escondendo os avanços, como por exemplo, o fato de que foi a Bahia que mais alfabetizou pessoas em todo o Brasil entre 2010 e 2022.

“Esse cara anda muito desocupado. Não tem tarefa, não tem trabalho, não tem missão e fica criando polêmica para ver se aparece”, disse Éden, ao explicar: “Ele pega um dado, tira do contexto e cria uma narrativa para fazer oposição pela oposição. Sim, é verdade que o número absoluto da Bahia é o maior do país, mas ele esquece de dizer que foi justamente a Bahia que mais alfabetizou entre 2010 e 2022. Mais de 308 mil baianos e baianas foram alfabetizados nesse período, nos governos do PT, líder nacional”.

O dirigente estadual do PT destacou que Neto também omite a redução da taxa de analfabetismo. “Outra coisa que ele esqueceu de dizer é que a taxa de analfabetismo recuou de 16% para 12%, e é a menor entre todos os estados do Nordeste. Esse é o trabalho do governador Jerônimo, do professor Jerônimo, que tem mobilizado educadores, gestores e professores por toda a Bahia. Para priorizar a educação. E é justamente por isso que a pesquisa mostrou que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios da Bahia. Então, não vamos cair na pilha do desocupado, ele não tem mandato, não é presidente do partido dele e passa o dia inteiro criando polêmica vazia”.

Éden afirmou ainda que enquanto Neto faz crítica pela crítica, o governador Jerônimo Rodrigues segue empenhado firmemente para a educação na Bahia avançar cada vez mais. “Nós temos um Governo, um estado para cuidar e muito trabalho para fazer. E essa é a marca do governador Jerônimo. Por isso está aí o projeto Paulo Freire, o projeto Sim Eu Posso e o EJA, alfabetizando só esse ano de 2024 mais de 125 mil pessoas por toda a Bahia em mais de mil escolas, em 403 dos 417 municípios do estado. E, reparem, esses são dados do IBGE, que o derrotado preferiu não falar. Aí resta saber quem está certo se é ele ou IBGE”, concluiu.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.