Ficou confuso? Saiba quais são as diferenças das novas categorias da CNH

 Ficou confuso? Saiba quais são as diferenças das novas categorias da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem atualizado aos poucos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2022, o Contran adotou um novo padrão gráfico para o documento com elemntos de segurança a fim de evitar fraudes. A mudança também atende a normas internacionais.

As alterações trouxeram uma tabela com 13 códigos que gerou confusão entre os motoristas. Isso porque vários deles acreditam se tratar de subcategorias ligadas à cilindrada das motos ou no tipo de câmbio dos carros. Mas diferente do que se pensa, os códigos servem apenas para uma melhor compreensão dos agentes de trânsito de outros países de qualquer continente.

No Brasil as categorias permanecem as mesmas: A, B, C, D e E. Todas elas são definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e estão atreladas aos diferentes tipos de veículos e suas características. Ou seja, os motoristas não tem com o que se preocupar. Essas mudanças não exigem nenhuma mudança no processo de habilitação dos condutores que estão com documento válido, para renovar ou a fazer.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.