Força feminina e cultura dão Prêmio Professores do Brasil a cinco educadoras de Lauro de Freitas
Cinco professoras da rede municipal de Lauro de Freitas foram contempladas na etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) e se preparam para concorrer nas etapas regional e nacional da premiação. O PPB foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar e dar visibilidade ao trabalho de professores da rede pública do país e incentivar o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas nas salas de aula.
Três das educadoras premiadas em Lauro de Freitas desenvolveram atividades escolares lúdicas, com a proposta de ensinar sobre o empoderamento feminino e racial, valorização da cultura nordestina e a própria cultura infantil como patrimônio social. O projeto “Carolina Maria de Jesus, uma história para aprender desde bebê” de Noemia Verúcia Almeida Pereira, apresentou a historiografia de uma das primeiras escritoras negras do país como exemplo de força feminina e referência da identidade negra, trabalhando a questão do pertencimento através da leitura de imagens. Destacou ainda a importância da cultura nordestina através da realização de atividades que despertam vínculos afetivos.
Já o “Carolinando da cabeça aos pés”, da professora Cristiane Santos de Melo, levou a valorização da criança negra para alunos, suas famílias e para a comunidade do entorno da escola, através da história de Carolina Maria de Jesus, da Grafitaria Crioula e do grupo As Ganhadeiras de Itapuã. Enquanto isso, o projeto “Brincadeira: oitava arte da criança”, de Carla Santos Pinheiro, desenvolveu rodas de conversas, oficinas e trocas de experiências sobre a importância dos familiares brincarem junto com as crianças. Foram premiadas ainda as professoras Ladjane Alves Souza, com o projeto Memórias de Seu Baleeiro, um dos mestres da cultura popular da cidade, e Fernanda Pereira Alves, com Minha cidade: identidade.
O Prêmio Professores do Brasil reconhece, todos os anos, o trabalho dos professores nas seguintes categorias: Educação Infantil (Creche); Educação Infantil (Pré-Escola); Ensino Fundamental (Anos Iniciais/ Ciclo de Alfabetização/ 1º. ao 3º. ano); Ensino Fundamental (4º. e 5º. anos); Ensino Fundamental (6º. ao 9º. ano) e Ensino Médio.
Em Lauro de Freitas, as professoras vencedoras foram:
Educação Infantil (Creche):
VENCEDORA: Noemia Verúcia Almeida Pereira
ESCOLA: Centro de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos
PROJETO: “Carolina Maria de Jesus, uma história para aprender desde bebê”;
DESTAQUE: Cristiane Santos de Melo
ESCOLA: Centro de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos
PROJETO: “Carolinando da cabeça aos pés”;
Educação Infantil (Pré-Escola):
DESTAQUE: Carla Santos Pinheiro
ESCOLA: Loteamento Santa Julia
PROJETO: “Brincadeira – oitava arte da criança”;
Ensino Fundamental (Anos Iniciais/ Ciclo de Alfabetização/ 1º. ao 3º. ano)
VENCEDORA: Ladjane Alves Souza
ESCOLA: Vida Nova
PROJETO: “Memórias de seu Balaieiro”;
Ensino Fundamental (Anos Iniciais/4º. e 5º.º. anos)
DESTAQUE: Fernanda Pereira Alves
ESCOLA: Príncipe da Paz
PROJETO: “Minha cidade: identidade”