Força-tarefa da PF apura fraudes em licitações de cooperativas na Bahia
A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (12) para apurar desvios de recursos públicos da Prefeitura de Caatiba, região sudoeste da Bahia. Intitulada ‘Operação Mato Cerrado’, ação cumpre 22 mandados de busca e apreensão no município e em Salvador, Vitória da Conquista e Planalto.
Na capital baiana, policiais cumprem o mandado no edifício Torre Europa, na Avenida Tancredo Neves, próximo ao Salvador Shopping, enquanto servidores da Receita fazem buscas em um escritório.
Segundo a PF, a força-tarefa conta com 70 agentes, 22 servidores da Receita Federal e 11 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e age após serem apontadas irregularidades em licitações para contratação de cooperativas ‘fantasmas’, ou seja, que existem somente no papel, para atuação em áreas de transporte escolar, saúde e logística.
O que chamou a atenção das autoridades, ainda de acordo com a PF, foi o fato das características dessas instituições serem “totalmente diferentes das previstas na legislação referentes a esse tipo de entidade”.