Força-Tarefa noturna interdita estabelecimentos que descumpriam decretos de combate ao coronavírus em Lauro de Freitas

 Força-Tarefa noturna interdita estabelecimentos que descumpriam decretos de combate ao coronavírus em Lauro de Freitas

Equipes da Força-Tarefa de Fiscalização, criada pela Prefeitura de Lauro de Freitas como uma das estratégias de combate ao coronavírus, passaram por diversos bairros da cidade, nesse final de semana, para verificar se os estabelecimentos comerciais cumpriam as medidas definidas em decretos municipais. O objetivo desta ação é minimizar a proliferação do vírus na cidade.

Neste domingo (10), após denúncia da população e a constatação de inúmeras irregularidades, um mercado foi interditado na Itinga. No sábado (9), as equipes percorreram os bairros de Portão, Jambeiro, Areia Branca, Itinga e Centro da cidade. Na ação da sexta-feira (8) foram realizadas 30 fiscalizações. Os estabelecimentos que estavam descumprindo as regras foram notificados e, em casos mais extremos, foram interditados

A ação contou com equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Além disso, contou com todo o apoio da COE da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

De acordo com Rodrigo Sodré, que coordenou as ações da Força tarefa, esta atividade noturna surgiu das inúmeras reclamações referentes a bares e casas de festas. “Estamos realizando estas fiscalizações à noite devido ao grande número de ligações e denúncias sobre aglomerações em bares e outros estabelecimentos que não estão respeitando os decretos. Entre as diversas intervenções que fizemos, fomos apurar denúncia de festa em um galpão no bairro de Portão, que tinha cerca de 60 pessoas no local. Após a nossa chegada, a festa foi suspensa e o local devidamente interditado”.

Ele acrescenta que a ação, de uma maneira geral, tem sido tranqüila, com um caráter educativo. “Além de fiscalizar, estamos indo para as ruas com o objetivo de orientar e dialogar. Nosso intuito é conscientizar a população sobre a importância dos atos individuais, cumprimento das regras e colaboração de todos no combate ao novo coronavírus”.

No município, as atividades de fiscalização e estratégias de enfretamento à pandemia ocorrem desde o dia 19 de março. Neste período, 779 estabelecimentos foram fiscalizados, 550 foram notificados e outros 24 interditados por descumprirem medidas de combate ao vírus.

Prorrogação

No último decreto municipal, a Prefeitura prorrogou por mais 30 dias a Força-Tarefa no município.  O objetivo é dar continuidade às ações de fiscalização e orientação. Além dos estabelecimentos comerciais, as equipes irão intensificar suas abordagens em agências bancárias, casas lotéricas, supermercados, restaurantes e equipamentos esportivos.

Além disso, as equipes da Força-Tarefa estarão atentas ao uso obrigatório de máscaras em circulação externa, limitação de vagas em estacionamentos de supermercados, hipermercados, atacadistas, entre outras medidas adotadas pela gestão para minimizar os impactos da pandemia e evitar a proliferação do vírus na cidade.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading