Fortes chuvas causam transtornos em Lauro de Freitas no último dia do ano

As fortes chuvas que caíram em toda a madrugada desta terça-feira (31/12) em Lauro de Freitas causaram o transbordamento de rios, alagamento de ruas, queda de um muro e de árvores, e inundação de imóveis.
Desde as primeiras horas da madrugada, equipes da Prefeitura circulam por toda a cidade prestando assistência às famílias atingidas e atuando na desobstrução de bocas de lobo e rios. Agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) estão nas áreas de maior fluxo de veículos buscando minimizar os transtornos.
Nas localidades mais atingidas, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) avaliam danos e adotam providências. Escolas em todos os bairros foram disponibilizadas para atender famílias que necessitarem deixar suas casas. Até o momento uma família está desalojada e não há registro de desabrigados.
Foram cerca de 80 milímetros de precipitação entre as 2h e 5h da manhã, segundo informe do CEMADEN, que também emitiu alerta de risco alto para a região.
Com o grande volume de precipitação, aliado à maré cheia que represou as águas do rio no momento de pico das chuvas, o rio Ipitanga transbordou inundando a avenida Beira Rio, que foi interditada ao trânsito, e vias próximas.
Os transtornos foram agravados nas primeiras horas da manhã com o intenso fluxo de veículos neste último dia do ano em direção ao Litoral Norte. O engarrafamento travou a avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), e vias do Centro.
De acordo com balanço da Defesa Civil do município, as localidades mais atingidas foram a Boca da Mata, em Portão, trechos de Vida Nova, Luis Tarquinio, próximo ao shopping Estrada do Coco, no Centro, e Parque Santa Rita, Jardim Tarumã, e final de linha do Parque São Paulo, na Itinga.
Pegue a Via Metropolitana
A Prefeitura alerta os motoristas que saem da capital em direção ao Litoral Norte que utilizem a Via Metropolitana. De acordo com a Settop, pela Via Mwetropolitana o tempo entre São Cristóvão e Abrantes em horários de pico nos dias normais, é a metade do que seria gasto pela Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco). “Hoje, com o fluxo aumentado característico do final de ano, agravado pela inundação e interdição de uma via, o tempo gasto será ainda maior”, destaca o secretário Olinto Borri.
Ascom PMLF