Fórum debate inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de Lauro de Freitas

 Fórum debate inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de Lauro de Freitas

Realizado pelo Movimento Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas (MMLPcDLF), no auditório da UNIME, o Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou suas atividades na quarta-feira (4) com a realização de debates e oficinas que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, especialmente da educação e saúde. Esta é a quarta edição do encontro que acontece até esta sexta-feira (6), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Durante a solenidade de abertura, a presidente do Movimento, Josenita Luz Almeida, agradeceu a participação de todos e destacou projetos realizados como o “Brincando e Aprendendo”, que capacita pessoas com deficiência (PcD) para inclusão no mercado de trabalho, realizado em parceria com o SEBRAE, e o “Cuidando de Pais e Mães Especiais”, que acolhe e orienta responsáveis por PcD, realizado a cada 15 dias com o apoio da UNIME.

“Tão importante quanto à acessibilidade é a garantia de que esse público tenha acesso à educação, e essa é uma tarefa de todos nós, não apenas dos cuidadores e cuidadoras que atuam nas escolas. A verdadeira inclusão passa pela união de esforços e trabalho conjunto entre escola, comunidade e família, daí a importância de fóruns como esse. Quero parabenizar a todos os envolvidos na organização do evento, e reafirmar o nosso compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência, não só na escola, mas em todos os setores e segmentos da sociedade”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho.

O primeiro dia do fórum foi dedicado a oficinas para o treinamento e qualificação de professores, cuidadores, alunos e diretores de escolas para que os mesmos tenham mais habilidade para lidar com crianças que tenham autismo, microcefalia, deficiência visual e deficiência intelectual, entre outras. Além das oficinas, também aconteceram apresentações musicais e palestras “O autismo por um autista”, ministrada por Pedro Mendonça, e “Educação: Uma Paixão e Uma Salvação”, com Gilvã Mendes, autor do livro “Aqueles Malditos Olhos Azuis”, lançado durante o evento.

Com o objetivo de propor, coordenar e orientar ações e políticas públicas para promoção, garantia e defesa dos direitos das PcD, o Movimento Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado em 2015. As reuniões do Movimento acontecem de forma itinerante em instituições parceiras, à exemplo da UNIME, UNINASSAU e SENAI. De acordo com levantamento realizado pelo MMLPcDLF, Lauro de Freitas tem hoje 800 pessoas com deficiência matriculadas em unidades de ensino do município.

Além da presidente do MMLPcDLF e da prefeita Moema Gramacho, a mesa contou com a participação das vereadoras Naide Brito e Míriam Martinez; da secretária municipal de Educação, Vânia Galvão; do secretário municipal de Juventude, Felipe Manassés; de representantes dos conselhos municipais de Cultura e Educação, e do núcleo de educação especial; da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Lauro de Freitas, Camila Mota; da Divisão do Departamento dos Direitos das PcD, além de diretoras de colégios municipais.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgard Copque e Lucas Lins

ASCOM/PMLF

Tel.: 3288-8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading