Fórum Eleitoral de Camaçari é reinaugurado com estrutura requalificada

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reinaugurou, nesta quarta-feira (30), o Fórum Eleitoral Alice Gonzalez Borges. O prédio, localizado na Avenida Contorno, no Centro Administrativo de Camaçari, inclui uma ampla modernização da infraestrutura e melhorias no atendimento ao público.
O novo Fórum Eleitoral de Camaçari possui área total estimada em 937,48 metros quadrados (m²) e abriga as 170ª e 171ª zonas eleitorais, cada uma dispondo de seis estações de trabalho, área de arquivo, sala para pequenas reuniões e salão de audiências. Ganham destaque a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, atualização dos equipamentos e reestruturação dos sistemas elétricos e telefônico, bem como a revitalização de toda a rede lógica do prédio e adoção de medidas sustentáveis, a exemplo da substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, instalação de torneiras com fechamento automático e pintura do telhado com tinta reflexiva para redução da temperatura interna.
O equipamento, que tem à frente dos trabalhos as juízas Maria Cláudia Salles Parente, da 170ª, e Fernanda Karina Vasconcellos Símaro da 171ª, possui capacidade para atender até 108 pessoas, incluindo a presença de quatro lugares específicos, sendo dois reservados para pessoas cadeirantes e dois para pessoas obesas.
Ainda pontuando sobre o cuidado na promoção de acessibilidade, o prédio dispõe de piso e mapa tátil, sinalização em Braille (sistema de leitura e escrita tátil essencial para pessoas cegas ou com baixa visão), corrimãos duplos em escada e rampas, vagas no estacionamento para pessoas com deficiência (PcD) e idosos, além de adequações nos banheiros e áreas de circulação.
Presente na cerimônia, a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos, celebrou a reforma do prédio. “O Fórum Eleitoral de Camaçari é um espaço democrático, lugar onde os munícipes são atendidos, assim como os representantes dos partidos e os candidatos. Esse momento de hoje é muito importante para a nossa cidade. É certo que durante a reforma, os serviços não pararam, mas nós sabemos que agora, com essa reestruturação, teremos mais acessibilidade e conforto para os funcionários que trabalham e, sobretudo, para a população. Camaçari só tem a ganhar com essa reabertura. Viva a nossa democracia!”, comemorou.
Condutor do ato, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, enfatizou que o novo fórum é uma significativa conquista estrutural, que levou em consideração critérios como, modernidade, amplitude, sustentabilidade e acessibilidade. “Consideramos que esta entrega à cidade de Camaçari é um relevante investimento da Justiça Eleitoral em cidadania e no fortalecimento da nossa democracia. Ele foi pensado para garantir melhores condições de trabalho a servidores e servidoras, bem como magistrados e magistradas que por aqui passarem, promovendo eficiência, conforto e dignidade nos exercícios das funções essenciais à democracia”, assegurou.
Na ocasião da cerimônia de reinauguração do Fórum Eleitoral de Camaçari, o presidente do TRE-BA aproveitou para anunciar o lançamento do Projeto Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)na Trilha do Interior, que tem o intuito de reafirmar o olhar para a qualidade de vida e segurança do servidor, em meio ao ambiente de trabalho.
“No dia 7 de maio lançaremos aqui, na cidade de Camaçari, o Projeto SGP na Trilha do Interior. A iniciativa contará com o apoio das comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no 1º e 2º graus de jurisdição. Será um dia para escuta ativa, valorização do corpo funcional e integração, considerando que a atividade será ampliada para as cidades mais próximas ao município. A programação foi preparada com muito carinho e atenção para incentivar o acolhimento institucional com a atuação de profissionais das áreas de nutrição, psicologia, assistência social e ergonomia”, revelou o desembargador.
Ainda conforme Abelardo da Matta, a iniciativa irá pautar sobre a resolução de conflitos, aproveitando o ensejo proposto pela Semana de Combate ao Assédio, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Vamos trazer a comissão para participar dessa atividade, bater um papo com os servidores e servidoras, magistrados e magistradas e, assim, criar uma mobilização para o enfrentamento ao assédio”, finalizou.
Foto: Patrick Abreu