setembro 25, 2021

970×90

Fórum levanta propostas para fomentar o esporte como inclusão social das pessoas com deficiência e idosas em Lauro de Freitas

Fórum levanta propostas para fomentar o esporte como inclusão social das pessoas com deficiência e idosas em Lauro de Freitas

O tema “Esporte como inclusão social das pessoas com deficiência e idosas” possibilitou, nesta quarta-feira (08), durante o V Fórum Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas de Lauro de Freitas, que os participantes debatessem perspectivas sobre a construção de um projeto macro de acessibilidade para esse público. O Fórum em formato híbrido segue nesta quinta-feira (09).

O debate está sendo promovido pelo Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência (MMLPcDLF), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, o Centro Universitário Unime e a Lauro Criativa, além de outros colaboradores. O segundo dia do Fórum será realizado até as 18h30, através de videochamada pelo link (https://meet.google.com/uyv-uyte-scq). Palestrantes e atletas terão a opção presencial na Unime com limite de 30 pessoas.

As discussões do primeiro dia se moldaram além do tema esporte como inclusão, como reforçou Josenita Luz, coordenadora geral do MMLPcDLF. “A reflexão passa pelas políticas públicas nas áreas de esporte inclusivo, empregabilidade para as pessoas com deficiência, idosas, bem como, apresentação de proposta pública para o fomento da educação inclusiva no município de Lauro de Freitas”, relatou. O debate contou com áudio descrição e intérprete de libras.

Palestrante da temática, o professor de educação física da rede municipal de ensino, Lázaro Leite, chamou atenção sobre um novo tipo de preconceito social contra pessoas com deficiência: o capacitismo. “Antes de incluir para atividades esportivas, precisamos estar atentos a forma como enxergamos a pessoa com deficiência. Não devemos achar que são incapazes para realizar qualquer coisa. Todos têm potencial de desenvolver trabalhos sociais e o esporte é uma ferramenta para formar cidadão”, destacou.

Para Ana Paula Carneiro, representante da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), a inclusão através do esporte deve ser pensada para todos os moradores do município. “Para fomentar uma política transversal de esporte que transforme a vida das pessoas, pensamos no financiamento. Atualmente, conseguimos fazer a lei de incentivo municipal ao esporte e estamos no momento de regulamentação. Os programas também são importantes no aspecto inclusivo”, ponderou.

O V Fórum Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas de Lauro de Freitas, que fortalece a importância do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, contou com o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, representantes das Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Juventude (SEJU), entre outros participantes como atletas, pessoas com deficiências, idosos e representações de conselhos.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde