Fórum TurisTIC Brasil reúne líderes e especialistas para discutir inovação e competitividade no turismo

Evento acontecerá entre os dias 17 e 18 de novembro, em Salvador, e mais de 20 estados brasileiros 

Estudos de caso, vitrine de soluções tecnológicas, encontros para troca de experiências. O Fórum TurisTIC Brasil nasce com o intuito de ser o maior pólo de discussão sobre inovação e competitividade do turismo. A primeira edição nacional do evento, que originalmente acontece em Barcelona há quatro anos, será realizado em Salvador, entre os dias 17 e 18 de novembro, no Sheraton Bahia Hotel.

O encontro na capital baiana terá na programação sete painéis com mais de 20 casos e boas práticas nacionais e internacionais, para um público de 250 pessoas, entre representantes de destinos turísticos, empresas de tecnologia, entidades empresariais e governos interessados em compartilhar inovações, ampliar o nível de competitividade do turismo, proporcionar sinergia entre os setores e criar novas oportunidades de negócios.

“O fórum reunirá líderes inovadores, brasileiros e internacionais, que fazem a diferença nos seus destinos e que servem de inspiração para empresários que trabalham diretamente com turismo no Brasil”, afirma Richard Alves, diretor da Barcelona Media Inovação Brasil (BMiBrasil), organizadora do fórum.

A escolha da cidade para a realização do evento não se deu por acaso, uma vez que a capital baiana tem uma vocação genuína para o turismo: “A experiência dos visitantes começa logo ao desembarcar na cidade, que tem um apelo turístico muito forte e vem diversificando sua oferta, principalmente no aspecto histórico-cultural. Ou seja, o ambiente perfeito para a reflexão e troca de conhecimento sobre como transformar destinos turísticos mais inovadores e competitivos”, afirma Érico Mendonça, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador.

O Fórum TurisTIC Brasil é realizado pela Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil, tendo a co-realização do Sebrae, contando ainda com a parceria da Secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Secretaria de Turismo da Bahia, Salvador Destination, Anseditur, CBTur, Sheraton Hotel, ABR (Associação Brasileira de Resorts), Banco do Nordeste, dentre outros parceiros.

  • Programação extensa e produtiva

O Fórum reunirá cerca de 35 palestrantes e promoverá mais 15 horas de atividades. Até mesmo as pausas para alimentação serão aproveitadas de forma a criar uma experiência diferenciada nos participantes.

A abertura do evento está marcada para 18h do dia 17 de novembro.

Às 19h15 acontece o painel Tecnologias para Agregar de Valor ao Turismo, com as presenças de Cláudia Martinelli, do TripAdvisor, Greetje de Haan, do Decolar.com e Augusto Rocha, do Pmweb, com mediação de Luigi Rotunno, da Associação Brasileira de Resorts.

Na sequência, acontece o painel internacional Inspirações com os Destinos mais Competitivos no Turismo Mundial, que reunirá Alejandro Peláez, da Agência ProColômbia, Marcelo Marques, representando África do Sul, e Joan Romero, da Catalunha – Espanha.

Ao fim da primeira noite, haverá um jantar temático promovido por Salvador Destination.

No dia 18 de novembro a programação inicia com uma Experiência de Café da Manhã especial preparado por chefs renomados da Bahia: Anna Patrícia Maia, Edinho Engel, Fabricio Lemes e Tereza Paim.

O período da manhã deste dia será destinado para a discussão sobre a inovação da oferta turística por meio de três importantes aspectos: cultura, gastronomia e eventos geradores de fluxo. Serão três painéis sob o título de Inovação e Diferenciação na Oferta Turística.

O painel sobre gastronomia terá medição da chef Tereza Paim e reunirá Joy Colares, Secretário Adjunto de Turismo do Pará, Cesar Santos, da Associação da Boa Lembrança, Alexandre Minardi, representando a cidade de Tiradentes (MG), além de Milagros Ochoa, do PromoPeru, e Joana Martins, representando o Festival Ver O Peso da Cozinha Paraense.

No painel sobre os eventos geradores de fluxo, mediado por Franklin Santos, Diretor de Atendimento do Sebrae-BA, contará com a presença Enzo Arns, Diretor de Eventos da Gramatotur, Estácio Gonzaga, do Festival de Verão de Salvador, e Josep Quer, representando a cidade de Girona (Espanha).

O debate sobre equipamentos culturais terá as presenças de Érico Mendonça, Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Salvador, Washington Menezes Fajardo, do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, e Mustafá Dias, Secretário-executivo de Turismo e Lazer do Recife, com medição de Caio Luiz de Carvalho.

Uma das novidades do evento será a realização do Almoço de Aprendizado, que permite ao participante se aprofundar mais sobre os temas abordados pelos palestrantes, mediante agendamento prévio.

Às 14h15 terá início o painel Inspirações com os Destinos Turísticos Competitivos – Brasil, que reunirá os líderes Beto Nascimento, Vice-prefeito de Porto Seguro (BA), Basileu Tavares, representando Foz do Iguaçu (PR), Hélènemarie Dias Fernandes, de Corumbá (MS) e Jair Galvão de Maceió (AL). Em comum no painel, que terá mediação de André Espínola, do Sebrae Nacional, cidades que implementaram políticas de gestão voltadas para o fortalecimento da atividade turística.

O último painel terá com mote Destinos Turísticos Inteligentes, e trará Angels Basset, de Eurecat – Centro Tecnológico da Catalunha, Joan Borras, do Parque Científico e Tecnológico para o Turismo e Lazer, e Ítalo Mendes, do Ministério do Turismo, com mediação de Vinicius Lages do Sebrae Nacional.

O fechamento do evento será com uma Palestra Internacional de Encerramento, proferida por Andy Stalman.

  • Vitrine TurisTIC: mostra de soluções tecnológicas

Para que os participantes possam buscar mais informações de tecnologias apresentadas durante o evento, o fórum criou a Vitrine TurisTIC, um espaço com estandes montados por empresas parceiras, que demonstrarão o que há de mais novo e inovador que possa ser aplicado pelos destinos turísticos.

  • Aplicativo para interação entre público e palestrantes

Dentre as novidades da edição brasileira do Fórum TurisTIC está o aplicativo desenvolvido especialmente para fomentar a interação com o público inscrito. Por meio do App, os participantes poderão tirar dúvidas antes do evento, fazer perguntas durante as palestras, realizar a inscrição para as mesas temáticas e ainda receber as apresentações dos palestrantes.

O aplicativo ‘BMiBrasil Eventos’ está disponível nas lojas da Apple e Android.

Serviço:

Dia: 17 (a partir das 17h) e 18 de novembro

Local: Sheraton da Bahia Hotel – Salvador

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 – Salvador – BA

Contato e inscrições: www.turisticbrasil.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading