Fundação Pedro Calmon estará na primeira edição da Univerão em Lauro de Freitas

 Fundação Pedro Calmon estará na primeira edição da Univerão em Lauro de Freitas

A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), estará presente na 1ª edição da Universidade de Verão (UNIVERÃO), que vai acontecer entre os dias 15 a 21 de janeiro, em diversos pontos da cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

Em sua primeira edição, a UNIVERÃO tem como tema: “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e realizada de forma transversal por todas as secretarias do município, contando com a parceria de Instituições de Ensino Superior e do Governo do Estado da Bahia.

A FPC participará do evento com diversas atividades voltadas às áreas da educação, arte e história. Na Escola Municipal Dois de Julho, localizada na Avenida São Cristóvão, em Itinga, ficará aberta ao publico a Exposição Escritores Escolares. Durante todo o período de realização da Universidade de Verão (16 a 21 de janeiro), das 8h às 17h, estarão expostos textos ilustrados, dos vencedores do IV Concurso para Escritores Escolares de poesia e redação. Essa ação é coordenada pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), vinculada a FPC, com o objetivo de estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do ensino fundamental I e II, e do ensino médio.

A escola também irá receber, na terça e quarta-feira (16 e 17), das 8h às 17h, a exposição da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), unidade vinculada a FPC, com os produtos virtuais e digitais desenvolvidos pela BVCP, voltados para a educação básica sobre a história e cultura da Bahia.

No centro Panamericano de Judô, na Praia de Ipitanga, durante todos os dias da UNIVERÃO, vai ser transmitida a Campanha Memórias de Leitura – exibição de 16 VTS, de 60 segundos, com depoimentos de leitores relatando as suas primeiras experiências de leitura. Estes vídeos integram uma campanha de incentivo a leitura da DLL.

O Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação (CEEPTIC), localizado na Rua Euvaldo Santos Leite, 30, Centro, irá receber os projetos Conversando com a sua história e o Rotas históricas, desenvolvidos pelo Centro de Memória da Bahia, diretoria vinculada a FPC.

Na quinta-feira (18), às 9h, acontecerá o Conversando com a sua história: Histórias de Lauro de Freitas, com o prof. Dr. André Luis Nascimento Santos, Doutor e mestre em Administração, professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, onde coordena a Graduação Tecnológica em Gestão Pública e Social. A atividade dialoga sobre a história da vila de Santo Amaro de Ipitanga e sua transformação na atual cidade de Lauro de Freitas. Trata da Região Metropolitana de Salvador e de elementos definidores da região: história, cultura, geografia e ocupação do espaço, e a importância do município neste cenário.

Às 15h, o projeto continua com o professor Gildásio Freitas, graduado em História pela UFBA, diretor do Patrimônio Cultural da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e sócio efetivo do Instituto Geográfico Histórico da Bahia, membro efetivo da Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana, dialogando entre as religiões de matriz africana e o respeito nas relações homem natureza.

Na sexta-feira (19), às 8h30, o público visitará os principais pontos culturais, econômicos, políticos e religiosos da cidade. O projeto Rotas históricas, fará uma visita guiada aos pontos históricos de Lauro de Freitas, com o prof. Gildásio Freitas. Conhecer as particularidades de Lauro de Freitas e percorrer caminhos que revelam aspectos físicos, econômicos, culturais e sócias.

Também na sexta-feira (19), o Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, vai participar da mesa redonda “Universidade Livre para uma Cidade Educadora: Arte, Memória e Educação”, às 9h, no Centro Pan-Americano de Judô.

No sábado e domingo (20 e 21), no Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico, a Diretoria de Bibliotecas Públicas da Bahia (DIBIP), diretoria vinculada a FPC, por meio da Biblioteca Móvel, realizará atividades de Contação de Histórias, leituras, lançamento de livros, oficinas de recicláveis e peças teatrais.

São esperadas 60 mil pessoas entre estudantes, professores, profissionais da cultura, dos esportes, artistas, além dos moradores que devem participar dos eventos de natureza acadêmica e cultural. Também devem ter acesso à UNIVERÃO o público internauta que poderá acompanhar as atividades que serão transmitidas simultaneamente através dos diversos canais de comunicação on-line.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.