Gestão da Educação Municipal de Lauro de Freitas se torna referência para o Nordeste
Técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi convidado a realizar formação sobre gestão de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em capacitação regional
Diante da premiação de dez escolas municipais de Lauro de Freitas por boas práticas na gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o coordenador de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Thiago Brandão, foi convidado pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Nordeste (CECAMPE-NE), uma iniciativa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FNDE), para participar como formador de gestores do Nordeste, na capacitação “PDDE e Ações Integradas”.
O convite da CECAMPE-NE surgiu a partir do reconhecimento do trabalho executado pela SEMED nas escolas da rede municipal de ensino. A capacitação presencial foi realizada durante dois dias, no início do mês de novembro, em Salvador-BA. “Pelo reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação e empenho, nos tornamos referência na execução exitosa dos recursos públicos, que visam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem do educando. Foi satisfatório participar da capacitação como um multiplicador do conhecimento, para secretários e diretores escolares de outros municípios do Nordeste”, relatou Thiago Brandão.
Segundo o coordenador da Semed, em Lauro de Freitas as orientações dos gestores escolares, para a adesão, execução e prestação de contas dos recursos do PDDE, são feitas a partir da elaboração de cartilhas, reuniões formativas e acompanhamento semestral, além de assessoria para cada unidade escolar. “Na capacitação sobre o PDDE, ações integradas e execução dos recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) levamos toda nossa experiência como formação”, completou.
Premiação
Dez escolas da rede municipal de Lauro de Freitas foram premiadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A verba total adicional será de mais de R$ 94 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As unidades reconhecidas pelo Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE) foram as escolas municipais Amauri Montalvão, Tenente Gustavo, Enock Amaral, Fênix, Vila Praiana, Eurides Santana, Senhora Valentina, Catarina de Sena, além das creches Paulo Jackson e Vovó Ciça.
A secretária Municipal de Educação, Vânia Galvão, congratulou as escolas premiadas.“Quero deixar meus parabéns às gestoras e gestores dessas unidades de ensino pelo compromisso com a gestão dos recursos, ao mesmo tempo em que manifesto a certeza de que mais escolas serão reconhecidas nas próximas avaliações”.
O IdeGES-PDDE tem por objetivo mensurar a execução efetiva dos recursos públicos destinados às escolas municipais e agrega três indicadores relativos a dimensões representativas do desempenho do programa nos entes federados: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.