Gildeone destaca avanço da Embasa com R$ 7,3 bilhões do Novo PAC para saneamento na Bahia

A Embasa deu mais um passo importante rumo à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao todo, 42 projetos de obras da empresa foram selecionados para receber cerca de R$ 7,3 bilhões em financiamento por meio do Novo PAC 2025 – Saneamento, do Ministério das Cidades, do Governo Federal.
Entre as principais iniciativas aprovadas estão a ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Salvador e da Região Metropolitana, além de municípios como Irecê, Amargosa, Seabra, Miguel Calmon, Piritiba, Mundo Novo, Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba, Baixa Grande e localidades do Litoral Norte.
Já na área de esgotamento sanitário, os investimentos contemplam a ampliação e implantação de sistemas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Eunápolis, Lauro de Freitas, Ilhéus, Brumado e Pojuca.
De acordo com o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, a empresa vem acelerando os investimentos para ampliar o acesso aos serviços em toda a área de atuação. “Com a possibilidade de receber esse financiamento, o avanço ganha ainda mais força. Agora, nosso próximo passo é iniciar as licitações previstas para o primeiro semestre de 2026, para começarmos as obras em todo o estado”, afirmou.
O anúncio foi feito em Brasília pelo ministro das Cidades, Jader Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues. A seleção dos projetos, que contemplou diversos estados brasileiros, deve beneficiar mais de 9 milhões de baianos.
