Gilmar Mendes rebate críticas e defende atuação do STF

 Gilmar Mendes rebate críticas e defende atuação do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou suas redes sociais neste sábado (7) para responder às críticas dirigidas ao Judiciário. Em publicação no X (antigo Twitter), ele destacou que a Corte cumpre sua função de guardiã da Constituição e do Estado de Direito, assegurando garantias fundamentais e evitando retrocessos democráticos.

“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento”, escreveu o ministro, em referência indireta às manifestações organizadas por políticos de direita e líderes religiosos em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

Mendes também rejeitou a ideia de “ditadura da toga”, afirmando que nenhum ministro age como tirano, mas sim em defesa dos direitos constitucionais da população. Ele recordou episódios recentes que, segundo ele, representam riscos reais ao regime democrático, como a má condução da pandemia, a negligência com vacinas, as ameaças ao sistema eleitoral, os acampamentos em frente a quartéis e os atos golpistas que culminaram em violência e depredação do patrimônio público.

A postagem do ministro foi publicada poucas horas após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ter classificado a atuação do ministro Alexandre de Moraes como “tirania”, durante ato na Avenida Paulista. Em resposta indireta, Mendes afirmou: “O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. Crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão e devem ser punidos com rigor”.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.