Golpistas simulam pesquisa sobre Covid-19 e tentam clonar WhatsApp

 Golpistas simulam pesquisa sobre Covid-19 e tentam clonar WhatsApp

Um novo golpe que tenta clonar o aplicativo de mensagens WhatsApp está circulando na praça. Golpistas simulam uma pesquisa sobre Covid-19 através de uma ligação telefônica para a vítima, onde se identificam como funcionários do Ministério da Saúde. Para disfarçar o golpe, o criminosos fazem perguntas relacionadas a sintomas e eventuais testes de coronavírus. No fim da chamada, os golpistas solicitam um código via SMS que foi enviado para o celular da vítima com a justificativa de que esses números irão validar a pesquisa no sistema.

O código, na verdade, é enviado pelo sistema de segurança do WhatsApp quando um usuário tentar acessar o aplicativo por outro telefone. A mensagem enviada em inglês, inclusive, ressalta que o usuário não deve compartilhar aquele número com outras pessoas.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Outros casos semelhantes já foram registrados no Brasil nos últimos anos. O Ministério da Saúde, informou, que neste momento não existem pesquisas sendo realizadas pela pasta para acompanhamento de Covid-19 em andamento e também que não solicita informações pessoais e nem envia códigos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Caso receba solicitação de cadastro, o cidadão deve denunciar às autoridades competentes”, diz a nota.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading