Governo Federal leva iniciativa do Governo da Bahia para promover direitos humanos na COP 30

 Governo Federal leva iniciativa do Governo da Bahia para promover direitos humanos na COP 30

Com instalação de pontos fixos e volantes, proposta replica Plantão Integrado de Direitos Humanos, executado pela Secretaria de Justiça e Diretos Humanos da Bahia no Carnaval de Salvador e em outros grandes eventos populares

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) deverá vivenciar a experiência baiana na promoção dos direitos humanos e na prevenção da violência contra crianças em grandes eventos. É que o Governo Federal pretende levar para Belém do Pará, em novembro, o projeto que o Governo da Bahia implementa todos os anos, no Carnaval de Salvador. Trata-se do Plantão Integrado de Direitos Humanos, que reúne diversos órgãos para atuarem na proteção do público infantojuvenil, entre outros grupos vulneráveis como pessoas idosas, população LGBT e pessoas com deficiência, em situações de aglomeração intensa.
“A nossa experiência chamou a atenção do Governo Federal que, através da ministra Macaé Evaristo, esteve em Salvador, para conhecer o nosso trabalho no Carnaval em 2025, e nos procurou para apoiar a nacionalização da experiência”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos baiano, Felipe Freitas.

Na Bahia, o Plantão Integrado é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que coordena a articulação de diversos órgãos públicos, das três esferas de poder, para atuarem na promoção dos direitos humanos em grandes eventos populares como o Carnaval. A estratégia inclui a instalação de postos fixos nos circuitos das festas, mas, também, a atuação volante das equipes pelos circuitos do evento. O projeto consiste no acolhimento, prevenção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, população LGBT, pessoas com deficiência, entre outros grupos populacionais vulneráveis.

“Nos dá uma alegria muito grande saber que o Governo Federal pretende replicar a metodologia de promoção de direitos humanos que implementamos aqui, na Bahia, em eventos de grande porte como o Carnaval que, em função da aglomeração de grandes públicos, gera renda, estimula a economia, fomenta a cultura, mas, também, favorece a ampliação de situações de violação de direitos. E é aí que nós entramos para contribuir na contenção das transgressões e garantir que todas as pessoas tenham direito à diversão, à celebração, à festa, sem ter os seus direitos violados”, acrescentou o secretário.

Desde 2023, o Governo do Estado, através da SJDH, vem usando a metodologia do Plantão Integrado dos Direitos Humanos para proteger os direitos de públicos vulneráveis em festas de grande porte como o Carnaval, as festas de São João e as Micaretas, que são carnavais fora de época no interior do estado. A estratégia articula órgãos executivos das três esferas de poder; do sistema de justiça (Ministério Público, Defensoria Pública); e organizações da sociedade civil com um único propósito de promover os direitos humanos nas festas populares.

COP30

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), COP30, é um encontro anual onde líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil discutem e definem ações para combater as mudanças climáticas. O evento acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, Brasil, com o objetivo de fortalecer a cooperação global e a implementação de metas climáticas, especialmente na região da Amazônia.

Fonte: Ascom/SJDH

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.