Governo federal não sabe número de testes feitos nem quantos kits de Covid-19 há no país

 Governo federal não sabe número de testes feitos nem quantos kits de Covid-19 há no país

O governo federal não sabe dizer quantos testes já foram feitos ou quantos kits há disponíveis em todo país. O ministro da Saúde, Nelson Teich, estabeleceu uma meta de oferecer testagem ampla da população para o combate ao coronavírus (Covid-19). No entanto, o país desconhece quanto desse total já pode ter sido adquirido por iniciativa privada, estados e municípios. A União afirma que já comprou 2,5 milhões de testes e o estado de São Paulo divulga que tem 1,3 milhão. Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira (27/4), o ministério afirmou que “a integração dessas bases [federal, estadual e municipal] é o que estamos buscando agora para otimizar”. A pasta calcula que a rede privada já tenha realizado 40 mil testes.

A diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que criou a plataforma Transparência Covid-19, Fernanda Campagnucci, fala sobre a importância da contabilidade. “Saber a quantidade de testes disponíveis por estados e, se possível, por municípios, é fundamental para interpretar corretamente o número de casos confirmados em cada região e acompanhar essa política”, afirma. As Informações são do site UOL.

Apenas quatro estados brasileiros divulgam a quantidade de testes oferecidos: Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná. São Paulo tem feito a divulgação de suas compras via assessoria de imprensa. Diante da falta de informação, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a pensar em pedir à Polícia Federal que acompanhasse o envio de informações para a base de dados do ministério, mas acabou desistindo.

Quando o vírus chegou no Brasil em fevereiro, o ministério planejava oferecer apenas 1 milhão de testes, número que subiu para 2,3 milhões, depois 10 milhões, 23 milhões e, finalmente, 46,2 milhões no final de abril. Além da falta de números e de testes, o país também enfrenta demora no processamento dos exames. Segundo informações do ministério da Saúde, 158 mil testes já foram realizados, mas aguardam o resultado, 43 mil ainda estão nas unidades de saúde, e 11 mil aguardam análises nos laboratórios.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading