Governo investe 80 milhões em efetivo, tecnologia e Centro de Inteligência para o Carnaval 2024

 Governo investe 80 milhões em efetivo, tecnologia e Centro de Inteligência para o Carnaval 2024

Além do emprego das ferramentas tecnológicas, as ações de inteligência serão ampliadas nos circuitos.*

Mais de R$ 80 milhões de reais serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública em efetivo, soluções tecnológicas inéditas e na instalação do Comitê Integrado de Inteligência para garantir a tranquilidade dos milhões de baianos e turistas que aproveitarão o Carnaval 2024 da Bahia.

Cerca de 37 mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, com apoio de profissionais administrativos, atuarão nos circuitos oficiais de Salvador e no seu entorno, além das festas nos bairros e em 75 cidades do interior.

Para impedir o acesso de armas de fogo e objetos cortantes, 42 Portais de Abordagem (PA) serão montados nas principais vias.

*Tecnologia*

Em 2024, de forma inédita, a Secretaria da Segurança empregará a solução de contagem de público. A ferramenta foi testada no Festival Virada Salvador, juntamente com as câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial.

O equipamento realizará a captura das faces que ingressam na festa, através dos Portais de Abordagem, e excluirá as repetições, fornecendo uma estimativa do público por dia de evento.

Empregado com êxito em outros Carnavais, o Reconhecimento Facial (RF) estará nos 42 acessos e em pontos estratégicos da festa, buscando foragidos da Justiça. No total, 371 equipamentos de vídeomonitoramento, 108 deles de RF, e duas Plataformas de Observação Elevada (POE) acompanharão a festa.

Na rua, as patrulhas estarão equipadas com 1.248 LTEs (Long Term Evolution), ferramentas que permitem uma transmissão de dados de forma célere e segura, com rede exclusiva para as Forças da Segurança, além de 651 rádios tetra. A SSP também colocará GPS nos trios e acompanhará a movimentação dos veículos na festa.

*Comitê de Inteligência*

Outra novidade da SSP será o Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) da Superintendência de Inteligência (SI).

O espaço, montado no Centro de Operações e Inteligência, vai gerenciar ações veladas nos três circuitos.

*CICC*

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará ativado com a presença de 44 instituições estaduais, federais, municipais e privadas.

Além de profissionais das quatro Forças da Segurança e das Superintendências de Inteligência, Gestão Tecnológica e Organizacional e Telecomunicações, Corregedoria Geral, Ouvidoria Geral, Coordenação de Infraestrutura e Assessoria de Comunicação da pasta, também integram o espaço especialistas do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Agencia Brasileira de Inteligência, Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público Estadual, Casa Militar do Governador, Sesab, Conselho Municipal do Carnaval, Secretarias Municipais, Guarda Municipal, Coelba, Embasa, CCR Metrô, empresas de serviço de telefonia e Coelba.

Dois Centros Integrados de Comando Controle Móvel (CICCM) também serão usados na folia.

*Postos*

Mais de 670 estruturas policiais e de bombeiros serão montadas ao longo dos circuitos para recepcionar foliões, auxiliar no policiamento ostensivo e dar suporte às ações administrativas.

Entre as estruturas, as Polícias e Bombeiros utilizarão 251 Postos Elevados de Observação (POE).

*Sprev*

Três postos da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP, em parceria com a Secretaria de Políticas par as Mulheres (SPM), recepcionarão demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, violência de gênero e contra a população LGBTQIAPN+.

*Ouvidoria Itinerante*

Pesquisadores da Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública estarão espalhados em diversos pontos dos circuitos, recepcionando demandas, sugestões, reclamações e elogios sobre o trabalho da Forças da Segurança Pública.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading