Governo municipal firma parceria com BNB e dialoga com Sicredi

Por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), uma série de reuniões com instituições financeiras foi realizada na quinta-feira (21), na Cidade do Saber (CDS). Na ocasião, foram recebidas representações do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da cooperativa de crédito Sicredi.
Presente nas reuniões, o prefeito Luiz Caetano reforçou a importância de ter esses agentes como parceiros para acelerar o desenvolvimento da cidade. “Essas relações são fundamentais para fazer Camaçari avançar, pois viabilizam a oferta de crédito para a nossa gente mais simples, por meio da ampliação do acesso dos pequenos ao microcrédito. Esse aspecto, na visão do gestor municipal, fortalece toda a cadeia produtiva.”
Com o BNB, a Prefeitura de Camaçari formalizou um acordo de cooperação que disponibilizará pontos de apoio para atendimento, durante dois dias da semana, ainda a serem estabelecidos, com agentes da instituição financeira atuando a partir dos anexos da Sedec, localizados na Casa do Trabalho, na sede, bem como em Vila de Abrantes, Arembepe e Guarajuba, na região da orla.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, entende que a oferta mais ampla desse serviço fortalece as economias circular e criativa. “E faz com que a economia do nosso município fique cada vez mais forte nos serviços de microcrédito”, explicou. O titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Luís Augusto Reis, também participou do encontro com o BNB.
Como produto financeiro da instituição bancária regional, existe o Programa Crediamigo, que disponibiliza linhas de microcrédito, exemplificou Larissa de Araújo, gerente de Negócios do BNB. “Ele é um programa que atua com empreendedores do setor informal da economia – um ambulante, uma pessoa que tem uma empresa muito pequenininha ou que faz unha, por exemplo. Atuamos concedendo crédito para esses empreendedores”, destacou a executiva, ao pontuar a melhora das condições da prestação desse serviço por meio dos pontos fixos de atendimento instituídos nos anexos da Sedec.
Para o Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo –, o primeiro encontro com a comitiva do Executivo municipal foi considerado valioso. O presidente da cooperativa de crédito, Paulo Neves, esclareceu que, na visita, foi apresentado o modelo de negócio utilizado pela instituição, que muitas vezes é confundida com um banco. “Somos uma cooperativa de crédito, onde o recurso fica na região. Então, viemos mostrar esse modelo de negócio, nos colocar à disposição e auxiliar nesses trabalhos, tanto de educação financeira como de empreendedorismo, que é uma parte social que a gente também desenvolve”, disse.
Na sede, a Sedec localiza-se na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga Rua do Migrante), Centro. Na orla, os anexos estão situados na Avenida Tiradentes, em Vila de Abrantes; no Loteamento Vila de Arembepe, na Rua Campinas, quadra A, lotes 1 a 4, no Shopping Linha Verde, em Arembepe; e na Alameda Monte das Dunas, Km 42 da Estrada do Coco (BA-099), no 2º piso do Guarajuba Shopping, ao lado da Coordenadoria de Informações Fiscais (Cinf), em Guarajuba.
Fotos: Juliano Sarraf