Governo oficializa mudanças para emissão da CNH e lança novo app nesta terça

O governo federal oficializou nesta terça-feira (9) um conjunto de novas normas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal novidade é a dispensa das aulas obrigatórias em autoescolas — tornando possível fazer apenas o exame prático, médico, biométrico e teórico. Além disso, será lançado um novo aplicativo, o CNH do Brasil, que substituirá a atual versão da carteira digital.
Pelo novo sistema, o conteúdo teórico passará a ser oferecido gratuitamente pelo governo, sem carga horária mínima. Quem for fazer as aulas práticas poderá usar veículo próprio e contratar um instrutor autônomo credenciado — e a exigência mínima de aula prática cai de 20 para apenas 2 horas. As provas continuam presenciais, bem como o exame médico e a coleta de dados biométricos, e quem reprovar na primeira tentativa terá direito a uma segunda sem custo extra.
Outra mudança importante é que condutores considerados “bons” — ou seja, sem registro de infrações no ano anterior — poderão renovar a CNH automaticamente e gratuitamente. Segundo o governo, com essas alterações o custo total para obtenção da carteira pode ser reduzido em até 80%.
