Graer comemora 10 anos com quatro helicópteros, dois motoplanadores, um avião e duas novas bases
Na noite desta quarta-feira (7) uma solenidade pela comemoração de uma década do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi marcada por muitas homenagens e condecorações, no hangar do grupamento, localizado no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em Salvador, onde também foi lançado um livro e anunciadas mais uma vez, duas novas Bases Avançadas (Bavan) construídas no interior do estado.
São quase 500 pessoas salvas pelo Graer nos 10 anos de atuação operacional em toda Bahia, com um avião, dois motoplanadores e quatro helicópteros. Desde a fundação, estrutura até novos equipamentos fazem parte de um livro lançado na solenidade, que conta a história do grupamento. Vítimas de acidentes de trânsito e até pessoas que precisaram com urgência de transplante de órgãos tiveram seus nomes registrados no chamado “Livro da Vida” do Graer. Além das operações policiais, os transportes aeromédico estão entre o maior número de ocorrências atendidas pelo grupamento.
Presente na solenidade, o secretário Maurício Teles Barbosa disse que o dia era importante para dar parabéns para os policiais do Graer. “São 10 anos e mais de seis mil missões e muitas delas de resgate. Quantas vidas esses profissionais já salvaram? Parabéns e que Deus os ilumine e acompanhe a todos os profissionais do Graer e que consigamos acompanhar os 100 anos do Graer”, disse.
O coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Polícia Militar, anunciou mais uma vez as novas Bases Avançadas do Graer (Bavans/Graer) e destacou a importância do grupamento para o combate ao crime. “O Graer representa a força de resposta mais rápida que nós temos de prevenção e repressão ao crime. As novas Bavans vão aumentar a presença do Graer no estado. As bases de Lençóis e Barreiras serão entregues entre a partir do início de 2017”, informou.
O comandante do Graer, o tenente coronel Renato Lima disse que além da satisfação aumenta a alegria e responsabilidade com o crescimento do Graer. “É um momento de muita satisfação e de muita alegria, mas também de muita responsabilidade para mantermos o padrão que conseguimos e a expansão que estamos atingindo hoje”, avalia.
Entre as homenagens, uma das vítimas fez questão de comparecer e registrar seus agradecimentos. José Aderlan, 41 anos foi socorrido por uma equipe do Graer em 29 de dezembro de 2010, após sofrer um acidente de trânsito na região do Cia Aeroporto. “Venho aqui agradecer mais uma vez. Esse mês fará cinco anos. Eu fiz questão de agradecer porque quando mais eu precisei, eles estavam lá. Foi um socorro que demoraria 40 minutos e foi realizado em cinco”, comenta.