Grupo terapêutico “Mulher Maravilha” da Policlínica Carlos Bastos encerra ciclo com música e roda de conversa

 Grupo terapêutico “Mulher Maravilha” da Policlínica Carlos Bastos   encerra ciclo com música e roda de conversa

Assistidas do Núcleo de Psicologia da Policlínica Professor Carlos Bastos, localizada na Vila Praiana, em Lauro de Freitas, enceraram na manhã desta quarta-feira (28), o ciclo terapêutico do grupo Mulheres Maravilha. Através da musicalidade e de uma roda de conversa com o tema ‘autocuidado’, as 13 participantes do grupo com idade entre 25 e 70 anos comemoraram também a passagem do Dia do Psicólogo celebrado dia 27 de agosto e destacaram os aprendizados captados nestes três meses de encontros na unidade.

De acordo com a psicóloga Maria Jaciara, a iniciativa nasceu durante as salas de espera enquanto os pacientes aguardavam atendimento. “Nós percebemos que elas tinham necessidade de falar e de serem ouvidas. Este é o terceiro grupo que recebe alta. Estamos concluindo um ciclo e iniciando outro para que novas mulheres acometidas por doenças crônicas, depressão, ansiedade ou vítimas de violências domésticas possam ser acompanhadas”, contou.

A voz suave da cantora Leda Chaves abriu espaço para a roda de conversa conduzida pela psicóloga convidada Catarina Veiga. “Reservar um tempo para cuidar de você mesmo pode fazer uma diferença tremenda para sua saúde física, emocional e mental”, disse. Em seguida indagou às assistidas quanto a rotina de atenção diária com o próprio corpo, mente e alma. “Para mim, autocuidado é a oração que faço todas as manhãs”, disse Rita Santos, integrante do grupo.

Com um sorriso no rosto, dona Rita, como é carinhosamente chamada pelas colegas, relatou que durante esse tempo participando dos encontros, uma nova mulher foi lapidada. “Hoje eu tenho autocontrole, analiso as situações antes de tentar resolver. O grupo me deu uma nova perspectiva de vida. Aprendi a visualizar os acontecimentos positivos ou negativos com um novo olhar”, contou.

Nos próximos três meses outras mulheres terão a oportunidade de serem inseridas na terapia que trabalha o resgate da autoestima, protagonismo e empoderamento feminino. “São duas horas onde uma equipe multidisciplinar composta por uma psicologa, uma assistente social e uma fisioterapeuta trabalham usando as dinâmicas das rodas de conversa, escuta, abordando temas sugeridos pelas assistidas e trazendo convidados para enriquecer e ampliar o processo”, explicou Lorena Paim, coordenadora administrativa do equipamento.

Atualmente na Policlínica Carlos Bastos 63 adultos e 24 crianças e adolescentes são acompanhados pelo Núcleo que possui três psicólogas e um médico psiquiatra, além de dispensação de medicamentos através da farmácia da unidade. A Policlínica conta também com atendimentos em ginecologia, ortopedia, otorrino, pediatria, nefrologia, nutricionista, angiologia, serviço social, urologia, fisioterapia, psicologia, reumatologia e oncologia.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Silva Júnior

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

28/08/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading