Grupos de Lauro de Freitas resgatam tradições no cortejo cultural de Portão

 Grupos de Lauro de Freitas resgatam tradições no cortejo cultural de Portão

Um verdadeiro desfile da cultura de Lauro de Freitas percorreu a rua Queira Deus, no bairro de Portão, neste domingo (17). Repletos de cores, arte, dança e ritmos, grupos tradicionais formaram o 39º cortejo da Grande Festa de Portão. A caminhada de alegria e paz foi finalizada com a lavagem da calçada da Igreja de Santo Antônio

“São os moradores do bairro que fazem essa grande festa. Aqui temos as baianas, que são nosso patrimônio imaterial, e que efetivamente ajudam a manter a cultura e a história afrodescendente. Assim, também, como os capoeiristas e todos os grupos culturais”, expressou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Presente em todas as edições do cortejo, a baiana Marta Calmon, 72, espalhou muito axé com sua água de cheiro. “O grupo das baianas é um dos grandes símbolos dessa tradição. Temos a responsabilidade de manter viva a nossa história”, disse em tom de emoção. O secretário de Cultura e Turismo (SECULT), Manuel Carlos do Santos, resume o desfile como tradição e beleza.

O som e performance da Fanfarra Renovação da Bahia abriram alas do cortejo. As das baianas vieram logo atrás com seus adornos, vassouras para a lavagem e vasos de flores, seguidas de capoeiristas. A arte circense também invadiu o trajeto com o grupo Bambolê. Dançarinas do Afro Azânia, comandadas pela mestra Aidê, chamou a atenção do público ao mesmo tempo em que a percussão do bloco Chabisc passava.

Regina Santos, estava na frente da casa da sogra esperando o Bankoma, última ala a desfilar. “Todos os anos é essa alegria que você está vendo. Os moradores daqui ficam na porta das casas prestigiando o cortejo e quando todos os grupos passam, ainda seguem atrás” contou a moradora de um dos bairros mais antigo do município, Portão.

O cortejo cultural integra a programação da Grande Festa de Portão, realizada neste sábado (16) e domingo (17), pela SECULT (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e a Comissão de Festejos de Portão.

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

17/11/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading