Há desinformação proposital sobre dívidas da Bahia”, diz Rosemberg Pinto

 Há desinformação proposital sobre dívidas da Bahia”, diz Rosemberg Pinto

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) rebateu, nesta quarta-feira (26), as críticas da oposição sobre as autorizações de operações financeiras votadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em entrevista à Rádio Sociedade, ele afirmou que existe uma “desinformação proposital” e esclareceu que os parlamentares não votam empréstimos, mas sim autorizações gerais para que o Estado possa realizar operações específicas — especialmente voltadas para infraestrutura, saúde e educação.

O líder governista ressaltou que a maioria das autorizações sequer é concretizada.

🗨️ “De todas essas autorizações, apenas um terço foi efetivamente contratado”, declarou.

Rosemberg também destacou a solidez fiscal da Bahia, afirmando que o Estado tem um dos menores níveis de endividamento do país.

🗨️ “O nível de endividamento é de apenas 0,3%, muito abaixo do Rio de Janeiro, que chega a 1,9%”, comparou.

Sobre a operação mais recente, criticada pelo deputado Tiago Correia (PSDB), ele explicou que não se trata de empréstimo tradicional, mas de uma caução para viabilizar uma PPP, sem entrada de recursos em caixa para obras.

🗨️ “Não existe esse volume de R$ 20 bilhões. É uma leitura completamente distorcida”, reforçou.

Por fim, Rosemberg afirmou que a Bahia tem alta capacidade de endividamento e que mesmo dobrando os valores autorizados, ainda se manteria em situação fiscal segura.

🗨️ “É muito pequeno o nível de endividamento da Bahia. Não fica endividada”, concluiu.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.