Habemus Papam: Igreja Católica elege novo pontífice

Na tarde desta quinta-feira, (8), o Vaticano anunciou a eleição do novo Papa. A tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina às 18h08 (horário local), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave alcançaram o consenso necessário para escolher o sucessor de Francisco.
Este conclave, iniciado em 7 de maio, foi notavelmente breve, com a decisão sendo tomada na quarta ou quinta votação, conforme os procedimentos estabelecidos. O nome do novo pontífice será anunciado oficialmente pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, a partir do balcão central da Basílica de São Pedro, seguido pela primeira bênção “Urbi et Orbi” do novo Papa.
A identidade do novo Papa ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que o anúncio ocorra nas próximas horas, após os ritos tradicionais serem cumpridos. Entre os nomes considerados favoritos estavam os cardeais Pietro Parolin, Matteo Zuppi, Pierbattista Pizzaballa, Luis Antonio Tagle e Peter Erdö.
A Praça de São Pedro está repleta de fiéis e peregrinos que aguardam com entusiasmo a apresentação do novo líder da Igreja Católica. Este momento marca o início de uma nova era para os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.