Hackers aplicam golpe do “ovo de Páscoa grátis” e fazem 560 mil vítimas em três dias

 Hackers aplicam golpe do “ovo de Páscoa grátis” e fazem 560 mil vítimas em três dias

Criminosos têm se aproveitado da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para aplicar golpes por meio de mensagens no WhatsApp. O mais recente, identificado pelo laboratório de segurança digital da startup PSafe, é o do ovo de Páscoa, que atingiu mais de 560 mil brasileiros em apenas três dias de circulação.

Foram identificados links utilizando o nome das empresas de chocolate Nestlé e Cacau Show para enganar vítimas com a oferta de ovos de Páscoa grátis. A suposta promoção beneficiaria cinco mil pessoas com ovos de chocolate entregues em casa. As mensagens utilizam, inclusive, a hashtag #ficaemcasa, da campanha pelo isolamento social.

Emilio Simoni, diretor do laboratório, afirma que os links têm o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las à páginas falsas para visualizar publicidades excessivas. As informações são do site Extra.

“Ocasiões como a Páscoa são sempre utilizadas por cibercriminosos para tentar fazer novas vítimas. Para tornar o ataque mais crível, estes atacantes utilizam o nome de grandes empresas. Eles usam uma mecânica fácil, que solicita às vítimas que respondam algumas questões simples como qual tipo de chocolate preferem e se já comprou nas lojas das empresas citadas nos últimos três meses. Por fim, pedem o compartilhamento do link malicioso com no mínimo 15 contatos do WhatsApp para garantir o recebimento do prêmio. No intuito de ganhar aquele brinde, a vítima segue os passos e acaba se tornando vetor de disseminação do golpe”, explicou o diretor.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading