Hassan congratula-se com a Sesab por um século de serviços prestados aos baianos

 Hassan congratula-se com a Sesab por um século de serviços prestados aos baianos

A partir de 1920, a saúde passou a ser considerada um bem público e transformada em uma questão social. Nessa década, a Bahia teve sua política de saúde reformulada e neste contexto surgiu a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), criada inicialmente com a denominação de Sub-Secretaria da Saúde e Assistência Pública, pela Lei Estadual nº 1811, de 29 de Julho de 1925, com a missão de organizar as ações de saúde pública em todo o estado. Nesta terça-feira (29), a Sesab comemora 100 anos de serviços prestados à população baiana, e para marcar a data o deputado municipalista Hassan (PP) registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) moção de congratulação, destacando a gestão da atual secretária, Roberta Santana, e a competência e capacidade de toda equipe da Sesab.

Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Alba, o parlamentar frisou que “a secretária Roberta Santana tem sido uma amiga solícita, e graças à sua sensibilidade, temos conquistado avanços para nossos municípios”. E citou como exemplo “a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Jequié, da realização da Feira da Saúde Mais Perto em Jequié, e ações através do Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama, que atendeu a população feminina de 14 dos 17 municípios da nossa base política, além da entrega de ambulâncias destinadas ao programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)”.

Citando registros históricos, Hassan lembrou que papel a ser desempenhado pela então Subsecretaria de Saúde e Assistência Pública da Bahia, instalada inicialmente no Palácio da Vitória, localizado no Corredor da Vitória, onde hoje funciona o Museu de Arte da Bahia, foi detalhado no primeiro Código Sanitário Estadual do período republicano, criado pelo Decreto no 4.144, de 20 de novembro de 1925, em meio à reforma sanitária empreendida pelo então governador, Francisco de Góis Calmon. E o primeiro gestor foi o médico higienista Antônio Luiz Cavalcanti de Albuquerque de Barros Barretto, que adotou diversas ações e políticas sanitaristas baseadas no higienismo, de acordo com os padrões da elite médica da época.

Dois anos depois, em 1927, recebe o nome de Secretaria de Saúde e Assistência Pública, permanecendo assim por 10 anos, até que, em 1935, é associada também à educação, ficando como Secretaria de Estado da Educação, Saúde e Assistência Pública. Três anos depois, em 1938, o nome é reduzido para Secretaria de Educação e Saúde permanecendo assim até 1951, quando 13 anos depois a educação é retirada da estrutura e a Saúde fica associada com a assistência social, passando a ser denominada Secretaria da Saúde e Assistência Social, assim permanecendo até que em 1966 passa a ser designada Secretaria da Saúde Pública. Finalmente, em 1973 recebeu a designação atual de Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Durante um século a secretaria teve 47 secretários(as) nomeados, dentre eles Aristides Novis, Anísio Teixeira, Roberto Santos, Luis Humberto, Otto Alencar, José Maria de Magalhães Neto, Jorge Solla, Tereza Cristina Paim Xavier Carvalho e Adélia Pinheiro. “Essa data representa um marco histórico de dedicação à saúde pública, período em que a Sesab tem desempenhado relevante papel na prevenção de doenças e na garantia do acesso a serviços essenciais”, finaliza o parlamentar.

28 de julho de 2025

Josalto Alves – DRT-BA 931

71.987997484

Foto – Euro Amâncio

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.