Homem é preso durante a Operação Caduceu no bairro da Barra

 Homem é preso durante a Operação Caduceu no bairro da Barra

Um homem foi preso durante a Operação Caduceu deflagrada na manhã desta quarta-feira (09), na Bahia e em Sergipe. Ele foi detido no edifício Morada dos Bosques, no bairro da Barra, em Salvador. A Polícia Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho pretendem cumprir 15 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, na capital baiana, Camaçari, e em Aracaju.

Segundo a PF, durante as investigações foi comprovado que as fraudes de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) eram executadas em dois momentos: criação de vínculos empregatícios fictícios, inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado; uso de documentos médicos falsos com o objetivo de simular patologias para obtenção de benefícios previdenciários, em especial o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

A organização criminosa era composta por um técnico em contabilidade – daí o nome da Operação –, um servidor do INSS, além de uma pessoa responsável por falsificar os laudos e relatórios médicos utilizados pelos criminosos.

O prejuízo estimado aos cofres púbicos ultrapassa R$ 7 milhões, relativos a pelo menos 140 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading