Hospitais e UPAs na Bahia notificam mais 7 novos casos de doença misteriosa
Outros sete casos da doença desconhecida na Bahia que causa dores musculares fortes e urina escura foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos 11 já conhecidos desde a última semana, totalizando 18 casos.
Segundo informações do jornal Correio, o balanço foi divulgado na noite do último sábado (17), após coleta de dados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Dezesseis dos casos foram registrados em Salvador, mas também foram registrados casos em Valença, no Baixo Sul baiano.
Entre os sintomas está a dor muscular súbita sem causa aparente, além da alteração nos níveis de CPK, enzima intracelular de tecidos que se contraem, como músculos. Um roteiro de investigação que começará a ser aplicado nesta segunda-feira (19) está sendo preparado pela SMS, Fundação Osvaldo Cruz, e pelo médico infectologista Antônio Bandeira, que trata parte das ocorrências do surto.
Uma das suspeitas é que os sintomas estejam relacionados com o consumo do peixe olho de boi – parte dos pacientes relataram, em comum, ter comido o peixe, também conhecido como arabaiana. Após ser divulgado que uma família que manifestou os sintomas se alimentou com olho de boi, em Guarajuba no município de Camaçari, pescadores da localidade denunciaram que os vendedores dos produtos acondicionam a mercadoria em água e formol.
Os casos vem sendo relatados, por enquanto, como “surto de mialgia aguda a esclarecer”. Na sexta (16), a Secretaria de Saúde do Estado emitiu um alerta epidemiológico que orienta um tratamento para uma hipótese possível de que os episódios sejam da Doença de Bornholm.
O que é Doença de Bornholm
Doença de Bornholm é uma infecção viral incomum dos músculos intercostais, que juntam as costelas. Às vezes, o revestimento dos pulmões é afetado também.
A condição é às vezes conhecida como pleurodynia ou pleurodynia epidemia.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da doença de Bornholm é grave pontadas no peito, que muitas vezes é agravada pela respiração profunda, tosse ou movimentos bruscos. A dor tende a ir e vir, com episódios de duração de 15 a 30 minutos.
Doença de Bornholm às vezes também provoca dor de barriga, febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor muscular.
Estes sintomas geralmente começam de repente e persistem por vários dias antes de ir embora, sem a necessidade de tratamento. No entanto, eles podem retornar.
Quem está em risco?
Doença de Bornholm afeta principalmente crianças e adultos jovens (com menos de 30). Geralmente ocorre em epidemias, em contextos como escolas ou creches e mais frequentemente durante o verão e outono.
Como é detectada a infecção?
Doença de Bornholm é causada por um grupo de vírus chamado enterovírus, principalmente o vírus de Coxsackie B.
Ele se espalha através da rota fecal-oral; vestígios de fezes contaminadas, atingindo a boca. Menos comumente, ela pode ser transmitida através de gotículas respiratórias, da mesma forma como o resfriado comum.
Os vírus são encontrados nas fezes e na casa dos milhões de gotículas que saem do nariz e da boca quando alguém com a doença de tosse ou espirra. Mãos, água ou comida pode tornar-se pendurar contaminados e respiratório gotículas suspendida no ar antes de cair para não contaminar as superfícies. Quem tocar estas superfícies pode espalhar o vírus por tocar outra coisa.
As pessoas geralmente são infectadas por apanhar o vírus nas mãos de objetos contaminados (como uma fralda ou WC) e em seguida, colocando suas mãos em sua boca, pela água contaminada ou pela inalação do vírus se ele está suspenso no ar. Isto é por que é importante lavar as mãos corretamente e evitar compartilhar utensílios, se você tiver sido infectado com o vírus, ou se alguém próximo a você tem doença de Bornholm.
Recém-nascidos
É possível que uma mãe infectada transmitir o vírus para o bebê recém-nascido. Infecção em recém-nascidos varia em severidade – alguns bebês não terá quaisquer sintomas, enquanto alguns podem ter uma doença grave ou mesmo fatal. Bebês com doença severa podem beneficiar do tratamento de imunoglobulina. Conselhos de especialista devem ser procurado do departamento de referência de vírus de agência de proteção de saúde.
Pode ser tratada?
Não há nenhum tratamento específico para a doença de Bornholm. A infecção geralmente se esclarece por si só após cerca de uma semana. Porque é causada por uma infecção viral, não pode ser tratada com antibióticos.