Hospital Dia Jorge Novis amplia procedimentos com oferta de punção da tireoide para diagnóstico de nódulos

 Hospital Dia Jorge Novis amplia procedimentos com oferta de punção da tireoide para diagnóstico de nódulos

Dona Ana Batista foi uma das primeiras pacientes a serem atendidas nesta quarta-feira (20), para a realização da punção da tireoide. O procedimento implantado na rede municipal de saúde de Lauro de Freitas, no final de abril, é feito no Hospital Dia Jorge Novis (HDJN) e reduziu o tempo de espera desses pacientes que antes era de quatro a cinco meses para 30 dias.

Em menos de 30 minutos, dona Ana realizou o procedimento indolor. “Tecnicamente, o exame é chamado como PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Ou seja, tipo de biópsia da glândula tireoide que pode revelar com segurança se determinado nódulo é perigoso ou inocente para definição do melhor tratamento”, explicou o médico radiologista intervencionista, Erich Vater.

Todo o procedimento é realizado com o auxílio da visualização pelo ultrassom. Rapidamente o médico aspira algumas células. O material coletado é enviado para análise laboratorial. O resultado fica disponível na unidade para o paciente em até 30 dias. “Eu descobri esse nódulo em um exame de rotina com o médico endocrinologista. Então fui encaminhada para fazer a punção. Não tive nenhuma alteração, nenhum sintoma, descobri por acaso. Mas estou confiante que tudo sairá bem”, declarou Ana.

De acordo com o médico, os nódulos na tireoide ocorrem com maior frequência em mulheres e idosos. “A punção é um exame minimamente invasivo, com pouquíssimas chances de complicações. É também um procedimento bem simples e rápido, sem precisar de internação, além de conseguir identificar a característica do nódulo em cerca de 80% dos casos”, disse o especialista.

Atendimentos seguem ativos no Jorge Novis

O Hospital Dia Jorge Novis continua com os atendimentos ambulatoriais mesmo diante da pandemia do coronavírus. A unidade suspendeu temporariamente apenas as cirurgias por conta dos riscos de contaminação.

 

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Lucas Lins

21/05/2020

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading