Hospital Municipal Jorge Novis comemora 50 mil atendimentos em dois anos

 Hospital Municipal Jorge Novis comemora 50 mil atendimentos em dois anos

50 mil procedimentos realizados. Essa é a marca alcançada pelo Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) nesses dois anos de atendimento após a reabertura, completados nesta sexta-feira (26). Neste período, o equipamento ampliou sua capacidade de atendimento com a oferta de novos procedimentos. A cada mês são realizados aproximadamente 3.500 consultas e exames para especialidades como endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia, além de exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma e raio X.

No HMJN mais de 200 pacientes realizam por semana consultas e exames oftalmológicos. A unidade, que já dispõe de acompanhamento para tracoma e teste do olhinho, incorporou a consulta centralizando os atendimentos num só lugar. Através dos exames é possível diagnosticar doenças como glaucoma, catarata e retinopatia. No Jorge, os pacientes também podem realizar punção de nódulo de mama, endoscopia digestiva, cardiologia, neurologia, urologia e proctologia.

“Este ano agregamos na unidade o exame de colonoscopia. São dez vagas semanais para triagem. Os pacientes passam por consulta de enfermagem e pré-anestésica. Além disso, os profissionais passam as orientações de preparo que antecedem o exame”, explicou a coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Elisa Daltro.

A coordenadora também lembrou que em 2019, exames e consultas realizados no HMJN foram levados para mais perto da comunidade através do projeto Jorge Novis Itinerante. As primeiras edições foram realizadas no Quingoma e deve chegar até outros bairros do município. Os exames que necessitam de uma estrutura específica, como Raios-X, são realizados no HMJN. Para isso, é disponibilizado um automóvel que transporta os pacientes, e o resultado dos exames são entregues posteriormente a um representante da comunidade, que ficará responsável por entregar aos pacientes. Nas duas edições do Programa Jorge Novis Itinerante foram 300 pessoas atendidas no Quingoma.

O Hospital Municipal foi fechado na gestão passada. A atual gestão encontrou o equipamento sucateado. Reformou e equipou com aparelhagem moderna entregando à população uma unidade com capacidade para realizar até 200 cirurgias por mês.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/SES/PMLF

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading