I Fórum Comunitário sobre Comunidades Vulneráveis de Lauro de Freitas: Quilombo do Quingoma em foco

A realização do evento faz parte das ações do projeto de pesquisa PIC, que desde 2016 vem identificando várias demandas relacionadas a saúde e assistência social no Bairro do Quingoma e a luta para o reconhecimento dos Direitos Humanos desta localidade que agrega povos tradicionais e remanescentes do quilombo. Os alunos de Serviço Social da UNIME, visando cumprir o projeto profissional em formação, visam fortalecer esta luta, abrindo o espaço acadêmico para discussões sobre este tema, com participação ativa destes povos .
Tem o objetivo de fortalecer as Comunidades Vulneráveis de Lauro de Freitas, com vistas a preservar a cultura tradicional.
O PÚBLICO-ALVO desse evento são
profissionais, gestores , pessoas da comunidade, líderes comunitários, coordenadores docentes e discentes da UNIME , Secretarias que coordenem a política em pauta, INCRA, Defensorias e Ministério Púlblico.
O Fórum propõe-se a ser um evento de caráter comunitário, com participação ativa dos presentes.
Inicialmente será utilizada uma metodologia participativa, para a apresentação do contexto histórico-cultural das comunidades vulneráveis de Lauro , tendo a primeira comunidade Quingoma, discutindo neste espaço políticas chaves como Saúde e assistência social. A ideia é que os atores da rede acadêmica e de serviços municipais e estaduais, possam participar ativamente desse processo. No segundo momento haverá discussão ampliada e encaminhamentos a partir dos temas abordados. O evento será finalizado com uma Plenária ondeh serão expostos os encaminhamentos.
Para Operacionalizar as ações de organização do evento, criou-se duas comissões de organização e divulgação do evento.
LOCAL: AUDITÓRIO UNIME
DATA: dia 20/10 dás 18:00 às 22:00 e 18/11 dás 8:00 às 12:00.
CARGA HORÁRIA: 8h
REALIZAÇÃO: NUPSS UNIME
COMISSÃO ORGANIZADORA: Alunos do curso de Serviço Social
