I Fórum das Guardas Municipais da Bahia supera as expectativas é considerado um sucesso

Na tarde de hoje (25), foi finalizado o I Fórum de Integração das Guardas Municipais do Estado da Bahia, no Auditório do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Idealizado a partir da reunião de Guardas Civis de Salvador, o evento foi realizado pela Empresa Assessorar, tendo apoio da Guarda Civil Municipal de Salvador, e como patrocinadores as empresas Faepol, Hebert Uniformes, CATU, Condor, Santanense e Palmilhados Boots.
O Fórum, que teve como objetivo central unir e integrar as Guardas Municipais da Bahia, foi iniciado ontem (24), onde foram realizadas apresentações de palestras técnicas e temáticas, ministradas por profissionais gabaritados. Dentre os palestrantes, estiveram presentes o Delegado da Polícia Federal, Ulisses Mário Tourinho de Sá Junior, o Advogado Vivaldo Amaral, a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Andréa Passos, e o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Alysson Carvalho, que também compuseram a mesa juntamente com o Presidente da SINDGUARDA, Pedro de Oliveira Santos, o Comandante da GCM de Lauro de Freitas, Bruno Leonardo, e o ex-Inspetor da GCM Salvador, João Neto, que presidiu a mesa.
Na ocasião, diversas autoridades compareceram ao evento, dentre estas a Vereadora Lorena Brandão, os Vereadores Alexandre Aleluia e Cézar Leite, o Deputado Estadual, Capitão Tadeu, além de outras autoridades. “O Brasil precisa enfatizar e enobrecer a segurança nacional. Esse fórum de integração e o observatório que está pra ser criado vão ser valorativos para todos os lados. Considero-me a madrinha da Guarda e parabenizo a todos os organizadores pela iniciativa”, afirmou a Vereadora Lorena Brandão.
Para o Delegado da Polícia Federal, Ulisses Mário, o evento foi uma grande oportunidade não só para reunir órgãos que possuem um objetivo em comum, mas para gerar aproximação com outras esferas. “A Guarda de Salvador, sempre na Vanguarda do crescimento das Guardas Municipais de todo o estado, possibilitou através deste fórum que diversas instituições ligadas às GM´s, possam estabelecer um vinculo maior e colaborar com o desenvolvimento dos órgãos de segurança dos municípios”, disse. “A palavra e os debates são muito importantes. Em cada história detectamos objetivos e as necessidades. Com planejamento obteremos sucesso sempre”, completou a representante da Senasp, Andréa Passos, que auxiliou os agentes na construção de uma carta de intenções, a ser encaminhada aos Prefeitos dos Municípios do Estado da Bahia.
Segundo o GCM Neto Ferreira, da GCM de Capim Grosso, o conhecimento e as discussões adquiridas ao longo das palestras foram de grande valia para os participantes. “O fórum possibilitou que tenhamos conhecimento das Leis e embasamento para tratar de algumas questões que geram dúvidas em nossas unidades”, detalhou. De acordo com o Ex-Inspetor da GCM Salvador e principal idealizador do fórum, João Neto, a integração é importantíssima para o sucesso e desenvolvimento das Guardas na Bahia. “Ninguém vence o jogo sozinho. Para possibilitar a organização deste evento, contei com a colaboração de uma equipe de agentes, lotados na GCM Salvador, responsável pela organização e sucesso do fórum, juntamente com a Empresa Assessorar e os patrocinadores”, detalhou ao falar da participação de mais de 300 guardas, oriundos de dezenas de municípios baianos, e frisar que já está em andamento o planejamento para a criação do Observatório Estadual das Guardas Municipais.