Iceberg gigante ameaça se desprender da Antártida e gera preocupação

Um enorme bloco de gelo, prestes a se desprender na Antártida, pode vir a se tornar um dos dez maiores icebergs do mundo. Segundo cientistas do País de Gales, apenas 20 km impedem o imenso pedregulho, de 5 mil km², de se soltar. A plataforma, que tem 350m de espessura, é chamada de Larsen C.

Os pesquisadores têm acompanhado a rachadura por muitos anos, ainda mais após os colapsos das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. No ano passado, cientistas britânicos afirmaram que a rachadura na Larsen C tinha aumentado rapidamente: somente em dezembro, o rompimento avançou 18 km em duas semanas.

Especialista dizem, no entanto, que o fenômeno é geográfico e não climático. A falha existe por décadas, mas cresceu durante um período específico. “É esperado que nos próximos meses e anos aconteçam novas rupturas, e talvez um eventual colapso, mas isso é uma coisa muito difícil de prever”, disse à BBC Adrian Luckman, responsável pela pesquisa.

Como vai flutuar no mar, o iceberg não vai aumentar o nível dos mares – porém, se derreter, o nível aumentaria cerca de 10 cm.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.