abril 23, 2019

970×90

Iemanjá será reverenciada com presentes e rituais religiosos em Buraquinho neste sábado

Iemanjá será reverenciada com presentes e rituais religiosos em Buraquinho neste sábado

A rainha das águas será homenageada neste sábado (02) pelos pescadores e filhos de santo de Lauro de Freitas com presentes, danças e ritos que celebrarão Iemanjá. A festa deve atrair à Praia de Buraquinho mais de cinco mil pessoas, entre nativos e turistas, mantendo viva uma tradição passada por gerações de reverenciar a Orixá que ama e protege os homens do mar.

A programação será aberta às 6h com alvorada e a chegada dos presentes. No início da tarde, será realizado o Xirë, parte do ritual que mais encanta os adeptos e frequentadores da festa. O ritual, tradicional no Candomblé, comando pelo Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, apresenta uma sequência de cantigas que são usadas durante as rezas das folhas.

Os balaios com os presentes saem em procissão nas embarcações por volta das 16h da foz do Joanes. A Prefeitura vai manter uma rigorosa fiscalização das embarcações que queiram participar do cortejo no mar.

Após a parte religiosa, as bandas darão o tom característico da baianidade ao evento. “Nossa cidade tem essa tradição. É uma festa feita pelos pescadores e o povo de santo que rende suas homenagens a Iemanjá. Uma festa muito bem organizada, esperamos que seja tranquila”, destaca o secretário de Cultura e Turismo (SECULT), Manoel Carlos dos Santos.

Para Mãe Lúcia Neves, a Mameto Kamurici do terreiro São Jorge Filhos da Goméia de Portão, a festa da Mãe d’ Água é um momento singular para o “povo de santo”. “É uma manifestação pública onde nos reunimos mostrando toda nossa beleza, cultura e fé. É o tempo em que pedimos equilíbrio e fartura em nossa mesa”, declarou a líder espiritual responsável pela organização do culto a Iemanjá durante os festejos.

Segurança e trânsito

A Superintendência de Segurança Municipal montou um esquema especial para o dia de Iemanjá. De acordo com o gestor, Junior Neves na extensão da praia de Buraquinho, onde acontece a festa, 21 salva-vidas extras serão disponibilizados para acompanhar a festa. “Colocaremos dez homens distribuídos nas embarcações liberadas pela Secult, mais quatro estarão em um barco somente para salva-vidas e sete na faixa de areia”, explica Neves.

A Guarda Municipal (GM) dará apoio na manutenção da organização do evento. Vinte e cinco GMs farão rondas em quatro viaturas e cinco motos no entorno da festa. “Também estaremos a postos com três câmeras de videomonitoramento que transmitem em tempo real para a sede as imagens de segurança”, completou.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública também montou esquema especial para facilitar o acesso dos adeptos e banhistas a Buraquinho e monitorar o entorno da festa. Áreias de estacionamento estarão devidamente sinalizadas e orientadas por equipes da secretaria.

A Secretaria de Serviços Públicos está atuando no local desde o início da semana, com um mutirão de limpeza e organização da área da festa. Neste sábado, além da atuação das equipes de limpeza, a secretaria fará a distribuição de sacos plásticos para os ambulantes com orientação para evitar que restos de alimentos e embalagens sejam descartadas em locais indevidos.

Saúde

A Secretária Municipal de Saúde disponibilizará duas ambulâncias para a cobertura da festa. Uma unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no local com equipe para a realização de testes rápidos que podem ser feitom tanto a partir da saliva quanto de uma pequena amostra de sangue. “Também realizaremos orientações, distribuição de preservativos e lubrificantes e orientações sobre o PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco) que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, explica Franklin Silva coordenador do programa.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

31/01/2019

Tel.: 3288- 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: