III Encontro de Política e Gestão Culturais busca desenvolver setor cultural na Bahia

 III Encontro de Política e Gestão Culturais busca desenvolver setor cultural na Bahia

Participação social na formulação de políticas públicas para a cultura da Bahia. Este é o fundamento para o III Encontro de Política e Gestão Culturais, a ser realizado nos próximos dias 9 e 10, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, no território de identidade Portal do Sertão. O evento objetiva a formulação coletiva de diretrizes, a formação em cultura, a articulação em rede dos profissionais da área, bem como a institucionalização e o consequente desenvolvimento do setor cultural baiano.

Dirigentes municipais, legisladores (vereadores, deputados e assessores parlamentares), conselheiros de cultura, gestores de espaços culturais, gestores sociais da cultura e ainda pesquisadores, estudantes, artistas, produtores e ativistas são o público-alvo desta ação, que também é aberta a quaisquer outros interessados. Para participar, basta realizar inscrição, que fica disponível até a véspera do evento, por meio de formulário online em http://tinyurl.com/politicaegestao.

São experiências como esta que têm consolidado na Bahia, desde 2007, um movimento cultural mais organizado e pujante, respeitado em suas diversidades e singularidades, reconhecido e cada vez mais atuante no ambiente político, social e econômico. A Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia (Lei nº 12.365/2011) e o Plano Estadual de Cultura são frutos destas articulações.

Para o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, a organização da cultura não pode prescindir da realização de encontros como este. “Imagine os agentes da Bahia inteira juntos, pensando cultura, debatendo, discutindo, trazendo os seus exemplos e sugerindo novos caminhos e melhorias nas atuais estratégias. A Bahia não pode ficar sem isto. Esse caldeirão de ideias só faz bem para a gestão da cultura na Bahia”, afirma. Em sua palestra no evento, Portugal vai apresentar dois novos e inovadores programas a serem lançados pela Secult este ano: o Escolas Culturais e o Municípios Culturais.

O III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e com o Conselho Estadual de Cultura (CEC). Nesta edição, o evento conta ainda com a participação e o apoio do Fórum de Cultura da Bahia. Todas as informações podem ser encontradas no blog www.encontropoliticaegestao.wordpress.com.

Programação

Tendo como alicerce seu caráter democrático, o encontro, iniciado em 2013, mobiliza agentes de todos os territórios da Bahia, que, além de contribuir para o aprimoramento da gestão pública cultural, têm oportunidade de compartilhar momentos com grandes pensadores e formuladores de políticas culturais no Brasil.
Neste ano, no primeiro dia, o historiador, pesquisador e cientista político Bernardo Mata Machado, que dirigiu o Sistema Nacional de Cultura (SNC), no Ministério da Cultura (MinC), vai falar de “Gestão pública da cultura para municípios: controle social na produção da cultura”, e Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias doEstado (CCPI), vai tratar de “Políticas para as culturas populares e identitárias na Bahia”.

No segundo dia, será vez de discutir “Sistemas de Cultura no Brasil” com o ex-secretário de Articulação Institucional do MinC, João Roberto Peixe, que coordenou o processo de formulação, institucionalização e implementação do SNC. Também haverá uma apresentação sobre “Impactos das políticas culturais para o desenvolvimento” com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, e ex-secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

Ainda no segundo dia haverá as participações do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado e vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), Jerônimo Rodrigues, que fará uma apresentação sobre a política territorial do Governo da Bahia; do superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, abordando o desenvolvimento territorial da cultura; além do superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, que vai falar do Fundo de Cultura da Bahia e dos editais setoriais de cultura 2016, que estão com inscrições abertas.

Redes

No cerne do debate e da construção coletiva, o III Encontro de Política e Gestão Culturais recebe edições de seis fóruns de diferentes segmentos culturais, cada um desenvolvendo suas pautas específicas, tendo como ponto comum a atuação para o desenvolvimento das políticas culturais no estado. Tratam-se do VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; do III Fórum de Conselhos Municipais de Cultura da Bahia; do III Fórum de Legisladores Culturais da Bahia; além da primeira edição de duas novas frentes, no I Fórum de Gestores Sociais da Cultura da Bahia e no I Fórum de Espaços Culturais da Bahia. Para completar, há o Fórum de Cultura da Bahia, uma grande rede de livres representações, em sua 11ª edição.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading