Importância do Programa Saúde na Escola é tema da live da Semed nesta quinta, dia 09

 Importância do Programa Saúde na Escola é tema da live da Semed nesta quinta, dia 09

A live desta quinta-feira, dia 09, no Instragram da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (@Semedlf), discute a Importância do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro ocorre no período das 18 às 19 horas e contará com a participação da Coordenadora do Grupo de Trabalho Interdisciplinar do PSE em Lauro de Freitas (GTI.M/PSE-LF/BA), Maria Elisabeth da Silva, e do Professor Adjunto do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Márcio Natividade.

Após os Informes Semed, o professor Natividade entrará na live, discutindo a temática ‘Covid-19: reflexões acerca das desigualdades no contexto da educação brasileira’. Natividade, é mestre em Saúde Coletiva e doutor em Saúde Pública, pela UFBA, e atua como pesquisador da Rede Covida Cidacs/Fiocruz.

Em seguida, Maria Elisabeth desenvolverá o tema ‘O valor da educação para a saúde preventiva’, destacando o processo de criação do PSE na rede municipal de educação de Lauro de Freitas, seus eixos de atuação e sua importância para a formação de cidadãos conscientes sobre cuidados com a saúde.

Educação para a saúde – Após a criação do PSE, em junho do ano passado, a Semed já entregou mais de 10 mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) para estudantes da rede que ainda não o tinham. Durante o segundo semestre de 2019, o núcleo promoveu palestras em unidades de ensino sobre temas vinculados à saúde da comunidade escolar e estabeleceu articulações com outras pastas municipais como a Sesa e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) para otimizar suas ações.

Com a pandemia, a secretaria tem desenvolvido ações que cooperam para reduzir a proliferação do coronavírus e manutenção da saúde física e mental da comunidade escolar. Uma delas é a entrega dos kits alimentação, cuja quarta etapa, iniciada nesta segunda-feira, 06/07, ocorre até o próximo dia 15/07. Ainda, gestoras e gestores das unidades de ensino têm colaborado com a Sesa no processo de imunização dos munícipes contras outras doenças, organizando as escolas para funcionarem como pontos de vacinação e mobilizando a comunidade.

Além disso, o desenvolvimento das rotinas pedagógicas, orientadas pela Coordenação da Educação Básica, bem como a promoção do Concurso de Redação e do I Festival Digicutural cooperam com a saúde mental dos estudantes e contribui para que eles permaneçam mais tempo em casa, realizando atividades lúdicas e educativas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading